Termogênico: Veja como eles agem no organismo

termogenico

Os termogênicos são alimentos que tem a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar/equilibrar a temperatura do corpo (termogênese). Com isso, passamos a gastar mais calorias. A palavra termogênico é derivada do grego e significa calor.

Como eles agem no organismo? Quais as contra indicações? Explique.

Os alimentos termogênicos dão mais ritmo ao organismo, acelerando o metabolismo que passa a gastar mais energia. Esse aumento é algo em torno de 5 a 10% em relação ao gasto normal do metabolismo. Assim, apostar apenas em alguns alimentos e não cuidar do equilíbrio de todas as refeições diárias pode ter pouco efeito. Vale lembrar, que o nosso metabolismo é influenciado por diversos fatores como sexo, idade, altura, peso, atividades física e outros. Comer pouco, de forma saudável e várias vezes ao dia são princípios fortes de longevidade e qualidade de vida.

Alguns alimentos não são indicados para quem tem qualquer alergia ou restrição alimentar como, por exemplo, a pimenta e a canela. Outros alimentos como chá verde, guaraná em pó, cafeína, etc, não são indicados para gestantes, hipertensos e pessoas com distúrbios do sono. É o caso também das bebidas termogênicas que combinam várias substâncias para atuarem na disposição e oxidação das gorduras. A orientação é não exagerar no consumo diário e sempre consultar o nutricionista.

Eles podem turbinar a dieta? Como?

Sim! Pelos motivos já explicados, os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados nas dietas de emagrecimento. Mas como já falamos, não aposte em apenas um alimento. Tenha bom senso na escolha de tudo que compõe as suas refeições. Além de ajudar do efeito termogênico, a maioria dos alimentos tem ação antiinflamatória e antioxidante e combate os radicais livres que são grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

O CHÁ VERDE é termogênico?

Sim. Além de diversos estudos já publicados, um estudo realizado na ESALQ/USP em 2011 com um chá verde solúvel da Sanavita, comprovou que ele atua no metabolismo e oxidação das gorduras de forma significativa. O estudo mostrou ainda que o chá verde pode ajudar no ganho de massa magra. É uma bebida muito indicada por nutricionistas nas dietas de emagrecimento. A bebida tem outros benefícios como ação cardioprotetora, diurética, antioxidante, digestiva, entre outras.
O chá verde promove a termogênese (calor) devido a combinação dos polifenóis e cafeína, presentes naturalmente na Camellia sinensis, planta que dá origem ao chá verde e outros chás (chá vermelho, chá branco e chá amarelo). Dessa forma, aumenta a taxa de metabolismo e passamos a gastar mais energia. Se o consumo for associado a atividade física, o resultado é potencializado. Isso é muito bacana!

A ÁGUA GELADA é termogênica? Como ela age no organismo?

Embora não seja um consenso, fisiologicamente, após o consumo da água gelada, o corpo precisa equilibrar a temperatura (36°) e passa a gastar mais energia. Esse é um processo normal sempre que consumimos qualquer bebida gelada. Consumir 1 copo de água gelada, faz com que o nosso corpo gaste cerca de 10 calorias para regular a temperatura do corpo.
Normalmente já é indicado o consumo de 1,5 a 2l de água diariamente para hidratação e funcionamento adequado do organismo. Assim, essa água pode ser consumida gelada.

A CANELA EM PÓ é termogênica? Como ela age no organismo?

Por ter ação estimulante e aumentar a temperatura do corpo, a canela pode ser considerada um alimento termogênico. Seu efeito também é leve.
A canela não é um alimento fácil de consumir em grandes quantidades devido o sabor acentuado. Duas colheres de café ao dia são suficientes para auxiliar na dieta, juntamente com outros alimentos. Pode ser colocada em frutas cozidas, sucos e outros alimentos.

O GENGIBRE é termogênico? Como o gengibre age no organismo?

O gengibre é fonte de substâncias termogênicas, como o gingerol que atua no aumento do gasto calórico e também na reposta anti inflamatória.
1 ou 2 pedaços de 1 cm diariamente pode ajudar no metabolismo. Pode ser utilizado ralado como um tempero ou na forma de chás, sucos e caldos.

A PIMENTA VERMELHA é termogênica? Como a pimenta vermelha age no organismo?

Sim! A pimenta é um dos alimentos que mais percebemos a produção de calor pelo corpo. Devido a presença de uma substância chamada capsaicina, que dá o sabor ardido. Ela também é antioxidante e protege o coração. Essa iguaria não é indicada no caso de gastrite ou outras sensibilidades e restrições.

A quantidade de 3 a 5g é suficiente. A vantagem é que ela pode ser consumida facilmente nas refeições, em geléias e outras preparações.

Outros alimentos termogênicos:

A mostarda, o guaraná em pó, café (cafeína), ômega 3 (óleo de peixe) são bons exemplos de termogênicos. Existem ainda bebidas elaboradas com vários ingredientes termogênicos naturais. Um exemplo, é o Thermo Energy® e o FeelEnergy®, duas bebidas que combinam além do chá verde, chá vermelho e guaraná em pó, outras substâncias como taurina, inusitol, casca amarga da laranja que são energéticas e estimulantes, que vai agir de forma sinérgica no metabolismo e oxidação das gorduras.

Fonte:sanavita.com.br

Summary
Article Name
Termogênico: Veja como eles agem no organismo
Description
Os termogênicos são alimentos que tem a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar/equilibrar a temperatura do corpo (termogênese). Com isso, passamos a gastar mais calorias. A palavra termogênico é derivada do grego e significa calor.
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *