Qual o volume total do seu treino?

Volume treino

 

Você sabia que este parâmetro é fundamental para o controle e monitoramento dos exercícios?

Segundo Deschenes e Kraemer (2002) o volume de treinamento (VT) pode ser obtido através da seguinte fórmula: séries X repetições X peso levantado (kg). Ou seja, sabe-se que manipulação destas variáveis ao longo de um programa de treinamento de força pode provocar diferentes respostas moleculares, neurais, hormonais e metabólicas, além disso, estão diretamente relacionadas com as adaptações do treinamento.

Como exemplo, o cortisol é considerado um hormônio catabólico (diminui a síntese e aumenta a degradação proteica) (CREWTHER et al., 2006, CREWTHER; CHRISTIAN, 2010). Sendo assim, estudos tem mostrado que a manipulação do VT pode elevar ou reduzir as concentrações de cortisol (FRY et al., 1994; FRY et al., 2000; HAKKINEN; PAKARINEN, 1991).

O VT também pode influenciar os ganhos de força e hipertrofia muscular. Estudo realizado por Krieger (2009/2010) mostrou que o treinamento realizado com múltiplas séries parece ser superior nos ganhos de força e hipertrofia muscular quando comparadas com séries simples.

Portanto, o controle desta e demais variáveis agudas do treinamento, tais como, seleção e ordem dos exercícios, tipo de ação muscular, velocidade de execução, frequência semanal e intervalo de recuperação entre as séries e exercícios, devem ser sempre realizados por um profissional de Educação Física experiente e credenciado no CREF (Conselho Regional de Educação Física), pois uma prescrição inadequada pode gerar risco de lesões, desencadear overtraining e promover sérios prejuízos as adaptações musculares.

Fonte:Neonutri.com.br

Summary
QUAL O VOLUME TOTAL DO SEU TREINO?
Article Name
QUAL O VOLUME TOTAL DO SEU TREINO?
Description
Você sabia que este parâmetro é fundamental para o controle e monitoramento dos exercícios?
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *