Cuidado na hora do agachamento

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Se você já frequentou academia alguma vez na vida, certamente já realizou algum tipo de agachamento. O movimento é complexo, tem diversas variações e oferece vários benefícios, como o de trabalhar coxas e glúteos para valer. “Entretanto, essa complexidade pode levar a erros de execução que podem colocar em risco a saúde do aluno, se ele não prestar atenção a alguns pontos importantes”, afirma Carolliny Moura, líder do programa prevenção da Cia. Athletica unidade MorumbiShopping, em São Paulo.

O primeiro alerta é manter o abdômen sempre contraído. “Isso ajuda a estabilizar e proteger a coluna vertebral da sobrecarga gerada pelo exercício”, explica Carolliny. “Outro ponto importante é o alinhamento articular, principalmente no que diz respeito aos joelhos”, diz. O correto é que eles se mantenham alinhados com a ponta dos pés (não podem ultrapassá-las), evitando, assim, que ocorra torção ou compressão.

Praticantes do sexo feminino e pessoas acima do peso têm tendência maior a sofrer com algum tipo de problema no joelho. “As mulheres, normalmente, têm o quadril mais largo, o que favorece o que chamamos de valgo dinâmico, que é o deslocamento dos joelhos para dentro durante a execução do agachamento”, conta Carolliny. “Pessoas com sobrepeso devem tomar cuidado com a adição de carga no exercício, uma vez que o próprio peso corporal desses indivíduos já representa uma sobrecarga.”

Orientação profissional
Caso você sinta alguma dor durante o agachamento, é importante reduzir a amplitude do movimento e, claro, conversar com seu treinador. “Além disso, é importante acrescentar exercícios isolados para fortalecimento do quadríceps, que ajudam na estabilização dos joelhos”, diz a professora. Se o incômodo permanecer, suspenda a atividade e procure um ortopedista.

Fonte: ciaathletica.com.br

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