Como escolher o treino adequado?

Imagem do Tipo de treino mais indicado

Como saber qual tipo de treinamento adequado para ganho de massa muscular (hipertrofia)? Há sempre uma dúvida sobre qual programa deve ser executado para se obter o melhor resultado.

Não existe a melhor divisão de treino, o que temos que ter em mente é que o treinamento deve ser individualizado, revisto e alterado sempre que possível, de acordo com a evolução e o objetivo de cada aluno. O ideal é que essa adequação seja feita entre Iniciantes, Intermediários e Avançados.

Iniciantes: recomendado exercícios de 2 a 3 vezes por semana, treinando todo o corpo, sendo um dia de treino e outro de descanso.

Intermediários: pode dividir o treino em duas partes, treinando 4 vezes por semana, sendo dois dias de treino e um dia de descanso.

Avançados: treinar de 4 a 6 vezes por semana, podendo ser: dois grupos musculares por dia ou um grupo muscular por dia.

Dois grupos musculares por dia: geralmente se treina músculos sinergista (participam estabilizando as articulações), exemplo: os músculos sinergistas no movimento de supino são os tríceps e deltoides (músculos principais, mas existem outros)

No caso do treinamento de um músculo por dia, também conhecido como Blitz: ocorre o trabalho de apenas um grupo muscular por dia ou sessão de treinamento. Em todas as séries de todos os exercícios realizamos o movimento até a falha. É o método mais utilizado por alunos mais experientes (principalmente fisiculturistas), por usar um grande Volume de Treinamento e Intensidade.

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