Você está treinando diariamente e os ponteiros da balança não descem? Não desanime!

peso-continua-aumentando-428x355

Você está treinando diariamente e os ponteiros da balança não descem? Das duas uma: ou você está gastando menos calorias do que consome ou você está substituindo massa gorda por massa magra, o que definitivamente é ótimo! Uma avaliação física completa poderá esclarecer as causas da estagnação ou aumento de peso.

Antes que você pense que está fazendo algo errado durante o treino ou queira desistir dos exercícios de vez, é preciso entender como o corpo funciona em relação ao peso. Certamente, depois de ler o artigo completo, a última coisa que vai estar nos seus planos é abandonar as atividades físicas.

Bem-vinda massa magra!

As pessoas comentam que você emagreceu, você se enxerga mais fino no espelho, as roupas estão cada vez mais largas, mas o seu peso permanece igual ou está subindo. Se isso está acontecendo com você, não se preocupe! A resposta do seu corpo aos exercícios não poderia ser melhor e provavelmente o seu peso não abaixa porque você está ganhando massa corporal magra.

Tenha sempre em mente que os ponteiros da balança podem subir ainda que você mantenha um plano alimentar equilibrado, composto por proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais e que aliado a isso você treine sistematicamente, investindo em exercícios aeróbicos e de musculação. Lembre-se de que o peso a mais, nesse caso, normalmente é sinônimo de beleza e saúde.

Por que perco medidas e ganho peso?

A resposta é mais simples do que você pensa: a massa muscular pesa exatamente igual à gordura, porém ela é mais compacta. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda. Justifica-se aí a redução de medidas e a manutenção ou ganho de peso. Faça o teste em um açougue ao pedir 1 kg de músculo e 1 kg de gordura, depois disso compare o volume de ambas as peças. É visualmente surpreendente!

Para quem realiza atividades físicas, especialmente com foco na hipertrofia, o ideal é não se prender aos resultados apresentados na balança, pois ao final de um treino ou no decorrer dos ciclos, é mais do que normal que o peso suba. Para quem visa o emagrecimento, é melhor trocar a balança pela fita métrica e pelo adipômetro, pois perder medidas é mais significativo esteticamente e reduzir o percentual de gordura é o mais indicado em termos de saúde. O peso ideal será consequência!

Vale lembrar que o treino ou dieta devem estar adequados aos seus objetivos.

E quando a alimentação é um fator impeditivo para a perda de peso?

Não adianta treinar diariamente e ingerir mais calorias do que você gasta. O resultado será inevitavelmente o aumento de peso! Para emagrecer de forma saudável é preciso unir a prática de exercícios físicos com uma alimentação composta por carboidratos, gorduras e proteínas nas proporções adequadas. É indispensável considerar também o volume e a intensidade das atividades diárias, equilibrando sempre o que se consome com o que se gasta de calorias. Um controle rigoroso de consumo x gasto calórico pode auxiliar na perda de peso, caso esse seja seu objetivo.

De olho na taxa metabólica

Muitas vezes o metabolismo leva a culpa pela lentidão na perda de peso. Essa culpa não é infundada, pois de fato os metabolismos funcionam de forma diferente, já que existem pessoas que queimam calorias mais rápido do que outras. Aproximadamente 80% da taxa metabólica é determinada por fatores genéticos e os 20% restantes dependem diretamente do tecido muscular, alimentação, frequência (intervalo) das refeições, atividade física, ingestão de líquidos, idade, sexo e temperatura ambiente.

Para acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso, é fundamental que você fracione as refeições, coma devagar, reduza a ingestão de alimentos gordurosos, refinados e ricos em açúcares. Além disso, aumente o consumo de grãos integrais, verduras, legumes e frutas, beba muita água e, claro, pratique exercícios regularmente. De acordo com especialistas, a taxa metabólica chega a aumentar até 25% durante as 15 horas que seguem a prática de atividades aeróbicas intensas.

E aí? Descobriu por que seu peso continua intacto? Feliz por saber que você pode não estar fazendo nada errado durante o treino? Triste por perceber que o erro está no seu cardápio? Somente uma avaliação física e nutricional poderá te dar um parecer concreto, mas desde já, seja qual for o seu caso, conte conosco na conquista de suas metas. Bons treinos!

Fonte: ciaathletica.com.br

Summary
Você está treinando diariamente e os ponteiros da balança não descem? Não desanime!
Article Name
Você está treinando diariamente e os ponteiros da balança não descem? Não desanime!
Description
Você está treinando diariamente e os ponteiros da balança não descem? Das duas uma: ou você está gastando menos calorias do que consome ou você está substituindo massa gorda por massa magra, o que definitivamente é ótimo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *