Quanto tempo descansar entre as séries e exercícios

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Quando o assunto é ganhar massa muscular, quanto tempo descansar entre as séries e exercícios é uma questão que pode influenciar diretamente os seus resultados dentro da academia. Contudo, por mais que as pessoas queiram um número exato e definitivo, ele não existe.

O que muitos deixam passar despercebido é que o tempo de descanso é apenas mais uma variável do treino. Não há uma regra universal de quanto você deve descansar em todos os exercícios, assim como não há uma regra universal de quantas repetições você precisa fazer por série em todos os exercícios. Mas, assim como fazer 50 repetições por exercício não é o ideal para ganhar massa muscular, ficar tagarelando 10 minutos entre as séries também.

E então, quanto tempo devemos descansar entre as séries e exercícios ?
Visando ganho de massa muscular, você pode descansar de 30 segundos a 2 minutos entre as séries e ainda obter bons ganhos. O mesmo vale para a transição de um exercício para outro – só porque você terminou um exercício isto não significa que você deva tirar uma mini-férias até começar o outro. O intervalo entre exercícios também influencia a intensidade geral do treino e deve ser tratado com a mesma seriedade que o intervalo entre as séries.

Agora, mesmo adotando esta janela de 30 segundos a 2 minutos, as coisas não são imutáveis. Por exemplo, você não precisa de 2 minutos de descanso entre uma série e outra de rosca concentrada. Exercícios isoladores requerem bem menos descanso pois não sobrecarregam o sistema nervoso e não precisam de tanta energia. Já não podemos dizer o mesmo de uma série pesada de agachamento, neste caso sim, dar até 2 minutos de descanso é mais produtivo pois o exercício demanda muito mais do sistema nervoso e do corpo como um todo.

Como recomendação geral, tenha como meta usar 30 a 60 segundos de descanso para exercícios isoladores/músculos pequenos e 60 a 120 segundos para exercícios compostos/músculos grandes. E frisando: isto é uma recomendação que pode auxiliar quem não tem um ponto de partida definido, mas quer uma recomendação que vai trazer resultados.

Com o tempo, e após adquirir experiência de treino, você poderá descobrir que uma faixa diferente de intervalo entre séries pode trazer mais resultados para você. Não há nada escrito em pedra aqui. O único erro quando o assunto é tempo de descanso é dar intervalos muito longos. O estresse metabólico gerado quando você inicia uma nova série sem estar 100% recuperado também é um fator que influencia positivamente a hipertrofia muscular, portanto, evite a todo custo dar descansos ao ponto de perder o foco e intensidade do treino.

Fonte:www.hipertrofia.org

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Quando o assunto é ganhar massa muscular, quanto tempo descansar entre as séries e exercícios é uma questão que pode influenciar diretamente os seus resultados dentro da academia.
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