As aplicações dos BCAA’s na atividade física

Imagem da Aplicacões dos bcaa's na atividade físicaOs BCAA’s são aminoácidos de cadeia ramificada, sendo eles: L-Leucina, L-Isoleucina e L-Valina. Estes aminoácidos são classificados também como essenciais, portanto devem ser obtidos via alimentação e/ou suplementação.

Os BCAA’s, aplicados na atividade física, têm o objetivo de fornecimento de energia para os treinos e auxílio no ganho de massa muscular.

Estimulam a produção de insulina, hormônio que permite que os carboidratos sejam usados como fonte de energia pelas células musculares, poupando assim os aminoácidos que devem usados como matéria-prima para a construção de massa muscular.

Os BCAA’s também atuam como fonte de energia durante os exercícios. O treinamento em exercício de endurance regular parece aumentar a oxidação de aminoácidos, em especial os BCAA’S. Vários estudos em humanos têm demonstrado que o catabolismo de BCAA’s, em especial a Leucina, ocorre na fibra muscular em processo de contração durante este tipo de exercício.

Muitos estudos revelam também que esses aminoácidos reduzem os sintomas relacionados à fadiga central, situação em que o indivíduo tem sua potência muscular reduzida e maior sensação de cansaço. Isso acontece porque a oxidação dos BCAA’s facilita a entrada de um aminoácido chamado Triptofano no cérebro, o que induz à liberação da Serotonina, um neurotransmissor que quando aumentado no cérebro, promove esse quadro de fadiga central.

A leucina, um dos BCAA’s, age diretamente no citoplasma das células, ativando o fator de transcrição mTOR. Uma vez ativado o mTOR, a formação de proteínas dependerá da disponibilidade de aminoácidos dentro das células. O aumento de leucina é capaz de estimular a síntese protéica por si só, independente da atividade física. Seu consumo é capaz de otimizar os resultados de ganho de massa muscular, quando devidamente acompanhada por uma alimentação rica em proteínas.

Por todos estes motivos, os BCAA’s são indicados para praticantes de atividades físicas e atletas de todas as modalidades esportivas que busquem desenvolvimento muscular e melhor rendimento em seus treinos através da redução ou retardo da fadiga.

Hoje em dia, para atender às diferentes demandas dos consumidores, as indústrias de suplementos estão diversificando as formas de apresentação dos suplementos de BCAA’s: em cápsulas, tabletes ou em pó.

As cápsulas têm rápida digestão e absorção e escondem o sabor do BCAA’s, que é levemente amargo.

Os tabletes, que também têm a vantagem de esconder o sabor dos BCAA’s, conseguem concentrar uma quantidade maior destes aminoácidos por unidade em comparação às cápsulas, sendo necessários, normalmente, menos tabletes que cápsulas para a mesma quantidade de BCAA’s. A digestão do tablete é um pouco mais lenta que a das cápsulas, sendo necessário o consumo mais antecipado em comparação às cápsulas.

Já os produtos em pó a base de BCAA’s, geralmente têm adição de carboidratos, como a dextrose, o waxy maize (amido de milho ceroso) ou mesmo a maltodextrina. A presença de carboidratos tem, neste tipo de produto, duas finalidades: melhora da palatabilidade (sabor) e oferta de energia para os treinos, quando usado antes dos treinos, ou recuperação de glicogênio muscular e hepático, quando utilizado após os treinos. Portanto, a presença de carboidratos junto ao BCAA’s tem efeitos benéficos tanto no pré-treino quanto no pós-treino, não prejudicando em nada a ação dos BCAA’s.

Em suma, os BCAA’s são e continuarão sendo um dos suplementos mais consumidos por atletas e praticantes de atividades físicas devidos aos seus inúmeros benefícios comprovados na performance esportiva.

Fonte: http://novoneonutri.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *