Termogênicos: Alimentos que emagrecem!!

alimentos termogenicosO balanço energético de um indivíduo é determinado pela ingestão energética que se refere ao total de calorias ingeridas e balanço de macronutrientes e pelo gasto energético composto pela taxa metabólica basal, atividade física e termogênese dos alimentos. Dessa forma, o caminho mais seguro e comprovadamente eficaz para a redução do peso corporal é: diminuir a ingestão calórica e aumentar o gasto calórico. Uma das estratégias para redução do peso corporal é aumentar o gasto calórico através da utilização dos alimentos termogênicos.

Durante o processo de digestão dos alimentos o organismo gasta energia, ou seja, o corpo queima calorias para conseguir digerir os alimentos. Todos os alimentos ingeridos possuem efeito térmico, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Contudo existem alguns alimentos que apresentam um nível maior de dificuldade para serem digeridos, estimulando o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado e gastar mais calorias, favorecendo a queima de gorduras, esses alimentos são classificados como Alimentos Termogênicos. Esses alimentos são responsáveis em torno de 10% do gasto energético total. Os principais alimentos termogênicos são:

Pimenta: A substância ativa da pimenta e a capsaicina, responsável pelo seu sabor picante e pelo efeito termogênico desse alimento, isso ocorre pelo fato dela estimular o sistema nervoso. O efeito ergogênico da pimenta é alvo de pesquisas desde 1986, data em que foi publicado no jornal americano Proceedings of the Society for Experimental Biology and Medicine um estudo onde foi verificado que a administração de capsaicina favoreceu um aumento da mobilização de lipídios e diminuição do tecido adiposo. Estudos mais recentes publicados no British Journal of Nutrition em 2003 e no International Journal of Obesity em 2005 comprovaram que a capsaicina, é capaz de reduzir a repetição da ingestão alimentar, aumentar o gasto energético e a queima de gordura.

A pimenta pode ser incluida na dieta como temperos de pratos quentes e saladas, na forma de molhos, conservas ou in natura. Indivíduos com problemas gastrointestinais, como gastrites, devem evitar o consumo excessivo.

Chá Verde: Além de suas propriedades antioxidantes o chá verde, proveniente da Camellia sinensis, também é muito eficaz no tratamento de perda de peso, os principais meios de ação para redução do peso corporal e gordura corporal seriam o aumento da oxidação lipídica, aumento do gasto energético e inibição da proliferação dos adipócitos, devido à sua quantidade de polifenóis. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento publicado em 2007 além de outras muitas pesquisas científicas publicadas recentemente comprovam esses efeitos. Para o preparo utilizar 2 colheres de sopa de chá para cada litro de água e deixar em infusão por 5 minutos, recomenda-se o consumo de mais ou menos cinco xícaras de chá verde durante o dia, sem adição de quaisquer açucares. Evitar o consumo no período noturno para não atrapalhar o sono.

Pó de Guaraná: Possui uma substância ativa, chamada Metilxantina, substância estimulante que acelera o metabolismo. Pode ser utilizado na preparação de sucos ou vitaminas de frutas. Bater 2 colheres  de chá pó de guarana no suco ou vitamina de frutas, de sua preferência. Pessoas com problemas de hipertensão devem utilizar com moderação. Por ser um estimulante o consumo deve ser evitado no período noturno.

Cacau: Também faz parte do grupo das Metilxantinas, que age no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo, por conter polifenóis possui propiedade antioxidante. Utilizar o chocolate em pó em substituição do achocolatado, polvilhado em frutas, cafés, adicionado no leite, vitaminas e sucos de frutas.

Vinagre de Maçã: O Vinagre de Maçã facilita a digestão dos aliemntos com alto teor de gordura além de aumentar a eficiência do metabolismo, aumentando a queima de calorias e eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo. Diminui os níveis de colesterol, já que o vinagre contém pectina, uma fibra que ao percorrer o organismo leva consigo o colesterol, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares. O vinagre de maçã foi estudado e pesquisado durante vários anos por um médico americano que lançou o livro “Folk Medicine: A Vermont Doctor’s Guide to Good Health”. Deve ser consumido antes das principais refeições, um copo de água morna adicinonado de uma colher de sobremesa de vinagre de maçã.

Gengibre: Essa raiz que possui um potente efeito antiinflamatório também funciona como um auxiliar no tratamento de emagrecimento, basicamente da mesma forma que os outros alimentos termogênicos: aumento da temperatura corporal resultante do processo de digestão da mesma, o que resulta em uma maior queima de maior de calorias. O Gengibre pode ser adicionado na dieta habitual em forma de chás, consumido cru, como temperos para saladas e preparações quentes como sopas, na forma de pó para ser adicionado em sucos e alimentos. Para o preparo do chá, adicionar duas colheres de sopa de gengibre ralado a ½ litro de água ao fogo fervente, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos. Consuma três vezes ao dia, de preferência após ou durante as refeições.

Citrus Aurantium:Extrato da laranja amarga seu efeito na redução de peso, se deve também, por aumentar a termogênese.  Atua na estimulação dos recetores beta-3 desencadeando o processo de lipólise. Pode ser consumido na forma de chá, adicionadas a sucos e alimentos, além de geralmente ser encotrado em cápsulas. Consumir 300 a 700mg ao dia.

Noz Moscada: Também é um termogênico, acelera o metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no tratamento da obesidade. A Noz Moscada pode ser utlizada em preparações doces e salgadas, como acompanhamento e tempero em variados tipos de pratos quentes como sopas e também em saladas. Deve ser consumida em pequenas quantidades, uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó, podem provocar efeitos colaterais como cefaléia, náuseas e taquicardia.

Canela: A canela também é um alimetno termogênico. Pode ser incluido na dieta, adicionando pitadas de canela em cima de frutas (banana, maçã), polvilhada em sopas, adicionar no leite para substituir o achocolatado, no café e chás.

Mostarda: Estudo realizado na Inglaterra mostrou que a ingestão de um chá de mostarda durante as refeições resultou em um aumento do metabolismo. A mostarda pode ser utilizada em forma de molhos para preparações salgadas, em pó como tempero, e em foma de chá, trêz vezes ao dia, antes das refeições.

MAS ATENÇÃO: Todos esses alimentos são agentes potencializadores na perda e manutenção de peso, mas para atuarem com eficiência devem fazer parte da dieta habitual e não ser utilizados esporadicamente, e associado a uma dieta saudável, com restrições a gorduras saturadas e doces.

Fonte: http://www.nutritips.com.br/termogenicos-alimentos-que-emagrecem/