Step auxilia desde o enrijecimento dos músculos, até o combate ao estresse

step

Praticado com a ajuda de uma plataforma, cujo o tamanho varia de acordo com a intensidade do treino podendo chegar até 20 centímetros, o step é um exercício muito benéfico ao corpo. Além de ajudar no emagrecimento, colabora para o desenvolvimento da coordenação motora e auxilia até mesmo no combate ao estresse. “A prática regular de step aumenta a eficiência do coração e dos pulmões, reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares, treina a coordenação motora, diminui o percentual de gordura e proporciona bem estar físico e psicológico combatendo o estresse”, explica o consultor técnico da Contours, rede de academias para mulheres, Paulo Costa Amaral. O treinamento produz uma resistência aeróbia, que além de auxiliar na queima de calorias facilita ao participante realizar movimentos naturais do dia-a-dia, como subir e descer escadas.
A atividade pode ser realizada em aulas individuais ou dentro de um circuito de exercícios. Quando inserido dentro do circuito funcional, a modalidade consegue trabalhar diferentes objetivos de acordo com a necessidade de quem pratica, e também ajuda a melhorar a capacidade de realizar atividades de rotina. “No circuito a construção coreográfica dos exercícios é de acordo com as características físicas de cada um e a medida que o condicionamento aumenta, as coreografias ficam mais complexas e a plataforma do step é elevada”.
Cuidados necessários na hora de praticar step
O consultor técnico da Contours alerta que independentemente do nível de condicionamento, os participantes não devem exercitar-se em altura de plataforma que obrigue a articulação do joelho a uma flexão superior a 90 graus, quando todo o peso do corpo estiver sobre a perna que vai fazer o primeiro step para cima, isto é, quando a planta do pé esta sobre a plataforma.
“É muito importante realizar os exercícios de Step sob a supervisão de um profissional de educação física, pois ao fazer o movimento de subir e descer na plataforma a tendência é deixar o centro de gravidade sobre o pé da frente para manter o equilíbrio e este movimento produz certa inclinação do corpo como um todo, no entanto, se feita corretamente, não gera tensão indevida sobre a coluna”.
A dica para evitar qualquer tipo de mal-estar é sempre usar um tênis apropriado, monitorar o ritmo cardíaco e beber muita água.

Sobre a Contours
A Contours foi criada em Kentucky, interior dos EUA, e hoje conta com unidades em 17 países como Canadá, México e Espanha. Presente no Brasil desde agosto de 2004, a marca vem se consolidando como uma das melhores academias exclusivas para mulheres. Hoje, a Contours tem 38 unidades brasileiras e cerca de 10 mil alunas matriculadas. A rede trabalha com uma metodologia de treinamento conhecida como funcional, que visa ajudar as mulheres a conquistarem uma melhor qualidade de vida. Oferecendo treinamentos exclusivos em circuitos de 30 minutos por dia, a rede propõe que as alunas pratiquem uma combinação de exercícios que, além de ajudarem a moldar o corpo, promovem qualidade de vida.

Fonte:revistasuplementacao.com.br

Summary
Step auxilia desde o enrijecimento dos músculos, até o combate ao estresse
Article Name
Step auxilia desde o enrijecimento dos músculos, até o combate ao estresse
Description
“No circuito a construção coreográfica dos exercícios é de acordo com as características físicas de cada um e a medida que o condicionamento aumenta, as coreografias ficam mais complexas e a plataforma do step é elevada
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *