Receita e benefícios da Biomassa de Banana Verde

beneficios-biomassa-banana-verde-1

A receita da biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Além de saboroso, os benefícios da biomassa são muitos, nesse artigo você vai poder conferir alguns!

A biomassa de banana verde possui boas quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir, sendo assim ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, melhorando o desenvolvimento da microbiota intestinal, diminuindo assim as chances de risco de câncer no intestino.

Benefícios da Biomassa de banana verde

Os benefícios da biomassa de banana verde para saúde são inúmeros como foi citado acima, confira:

Ajuda no emagrecimento pelo fato de ser pobre em calorias e muito rica em fibras, produzindo assim uma sensação de saciedade por mais tempo;

Combate a depressão, pois possui triptofano, uma substância importante para formar o hormônio da serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar e prazer;

Diminui o colesterol alto, pois o butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também possui o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado, enquanto que o amido reduz o colesterol que nós ingerimos.

Combate a prisão de ventre, por ser rica em fibras, a biomassa de banana verde vai contribuir para formação do bolo fecal maior, sendo assim ele sairá com mais facilidade e consequentemente haverá melhora no trânsito intestinal.

Melhora a imunidade, pois o amido resistente da biomassa de banana verde contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

Receita da biomassa de banana verde

A receita da biomassa de banana verde é super simples, além de poder ser feita em casa ela pode ser guardada na geladeira por até 7 dias ou no congelador por até 2 meses.

Ingredientes da biomassa de banana verde

  • 5 bananas nanicas verdes, de preferência orgânicas
  • Água

Modo de preparo

Retire as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos, higienize as bananas com água e sabão e coloque no fogo em uma panela de pressão com água até a metade, deixando ferver. Assim que a água ferver, coloque as bananas higienizadas na água quente da panela de pressão para que levem choque térmico, tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar.

Assim que começar a apitar,abaixe o fogo e deixe na pressão por 10 minutos, desligue e espere a pressão sair normalmente, sem forçar, abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e vá retirando as polpas, coloque as polpas em um liquidificador ou processador e bata com um pouco de água, sem colocar água demais. Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa, a biomassa, guarde em porções pequenas, cubos para sucos e 1/2 xícara e 1 xícara para pratos culinários.

Como consumir a biomassa de banana verde

Ela pode ser utilizada para dar mais consistência nas receitas culinárias. Ela substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite, vai bem também em vitaminas, sucos, patês, massas de pães ou bolos, além de alimentos quentes, como mingau de aveia, caldos,sopas, e até mesmo um delicioso brigadeiro. A biomassa também pode ser adicionada em sucos. Não há contraindicações para o consumo de biomassa de banana verde, somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar seu consumo.

Informação nutricional: Biomassa de Banana Verde

Quantidade em 100 g de biomassa de banana verde
Energia: 64 calorias
Proteínas 1,3 g Fósforo 14,4 mg
Gordura 0,2 g Magnésio 14,6 mg
Carboidratos 14,2 g Potássio 293 mg
Fibras 8,7 g Cálcio 5,7 mg

 

 

 

Fonte:http://www.barrigachapada.com.br/

Summary
Receita e benefícios da Biomassa de Banana Verde
Article Name
Receita e benefícios da Biomassa de Banana Verde
Description
A receita da biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *