Quer viver mais? Comece a se exercitar agora!

exercicioQuando se fala em dieta pouco saudável e sedentarismo, os norte-americanos não estão sozinhos. O sedentarismo já é uma pandemia global segundo recente estudo publicado no jornal The Lancet.Segundo dados da pesquisa, que incluiu vários países, inclusive o Brasil, a falta de exercício causa 1 em cada 10 mortes prematuras no mundo a cada ano, mais ou menos a mesma proporção de óbitos causados pelo tabagismo.

Das 57 milhões de mortes ocorridas em 2008, cerca de 5milhões podem ser atribuídas à doença cardíaca, ao diabetes tipo 2, ao câncer de mama e ao câncer de cólon. Segundo o estudo, todas poderiam ser evitadas por meio da atividade física. Segundo os pesquisadores, se as pessoas começarem a se exercitar, os fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares e até o câncer podem ser eliminados.

Os pesquisadores criaram um cálculo para chegar a essa conclusão e aplicaram em 123 países. No geral, as estimativas indicaram que 6% dos casos de doença cardíaca, 7% dos casos de diabetes e 10% dos casos de câncer de mama e de cólon são causados pela falta de atividade física.

Diversos outros estudos já mostraram que a prática regular de um exercício físico diminui a pressão arterial, controla as taxas de açúcar e colesterol, o que reduz o risco de desenvolver diabetes, hipertensão, mantém o coração saudável e inibe a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Quando se fala em câncer de mama, o exercício protege as mulheres na medida em que ajuda a reduzir a gordura abdominal, particularmente perigosa, pois sua atividade metabólica pode desencadear o crescimento de um tumor nas mamas. O exercício é saudável para o intestino, pois ajuda a manter a digestão regular, impedindo o acúmulo de resíduos no cólon, o que poderia evitar o desenvolvimento do câncer nesse órgão.

Longe do ideal
Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas mostrou que 31% dos adultos em todo o mundo, apesar de não serem sedentários, estão longe de seguir o padrão recomendado de 150 minutos de exercício moderado por semana. Já entre os adolescentes, de cada cinco apenas um pratica alguma atividade física.

A pesquisa avaliou pessoas em 122 países. Os cientistas concluíram que o sedentarismo é maior nos países de alta renda, sendo a América o continente mais inativo do mundo. Não é difícil entender: carros, escadas rolantes, elevadores, televisão, computador, todos aliados do sedentarismo, cujo uso aumenta a cada dia em países como Estados Unidos, Brasil, Colômbia, etc.

Portanto, quer aumentar sua longevidade e manter sua saúde em dia? Comece agora a se exercitar. O ideal é o exercício regular, 30 minutos por dia. Vale uma caminhada, subir escadas, ir a pé ao supermercado, dançar, passear com o cachorro ou jogar bola com a criançada.

Fonte:eupratosaudavel.com.br

Summary
Quer viver mais? Comece a se exercitar agora!
Article Name
Quer viver mais? Comece a se exercitar agora!
Description
A pesquisa concluiu que as pessoas sedentárias têm um risco de 20 a 30% maior de desenvolver doenças cardíacas e diabetes quando comparadas com os praticantes assíduos de alguma atividade física.
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *