Quanto tempo demora para observar resultados na musculação?

quanto-tempo-para-ter-resultados-musculacao-antes-e-depois

Alcançar resultados rápidos na musculação é um dos maiores desejos da maioria dos atletas; entretanto, não é assim tão simples. Algumas pessoas conseguem observar resultados rapidamente, enquanto que outras pessoas demoram a perceber e, até mesmo, acabam desistindo.

Particularidades de cada organismo
Primeiramente, devemos compreender que cada pessoa tem particularidades pertencentes somente a ela (individualidade biológica), e essas particularidades irão influenciar muito nos treinos e nos ganhos musculares. Um exemplo são as pessoas com capa de gordura mais desenvolvida; como a capa fica por cima dos músculos, somente diminuindo a espessura da mesma que os avanços musculares poderão ser melhor observados. Além disso, usar tais particularidades para alcançar seus objetivos pode ajudar muito.

Foco sempre
Quando se inicia um exercício, especialmente aquele que é destinado à hipertrofia, é necessário seguir a rotina. O corpo não muda com somente algumas horas de atividade física durante o mês. Por isso, ter força de vontade, pegar firme na rotina pré programada pelo atleta, juntamente com um profissional do esporte, é importantíssimo para alcançar os objetivos de maneira mais rápida e eficiente.

A alimentação faz parte de mais de 90% do processo
Alimentar-se bem é a principal maneira, junto aos exercícios físicos, de chegar ao objetivo almejado. De nada adianta fazer exercícios diariamente, com treinos pesados e a alimentação ser baseada em fast foods e alimentos ricos em gorduras e açúcares. Para alcançar o corpo perfeito, com músculos bem definidos, é importante diminuir a capa de gordura, como já falamos um pouco acima. A alimentação, saudável e moderada, com diminuição do consumo de carboidratos simples, que são as massas, doces, pães, entre outros, apostando mais em frutas, legumes, verduras e alimentos feitos a partir de carboidratos complexos irá ajudar a diminuir as reservas corporais, além de acelerar o metabolismo, melhorando as funções do corpo, provendo com saúde e bem-estar. Alimentos ricos em proteína, como carnes brancas e magras, também ajudam a compor músculos.

Definir os melhores exercícios para seu corpo
Como foi abordado anteriormente, cada corpo tem suas particularidades. Para definir os exercícios é importante pensar nisso também, afinal as pessoas possuem biótipos diferentes e exercícios pensando em chegar ao corpo de uma celebridade que tenha um estilo totalmente diferente do seu irá, somente, deixar a pessoa frustrada.

Intercale exercícios de força com cardiovasculares
Os exercícios de força são importantes para aumentar e definir os músculos. Porém, somente com exercícios aeróbicos seria possível diminuir a capa de gordura, a qual fica por cima dos músculos, para, assim, mostrar a definição muscular. Por isso, os exercícios cardiovasculares irão prover com a queima de gordura, diminuindo as reservas do corpo.

Escolha objetivos reais
Como no parágrafo anterior, é importante pensar no seu organismo e corpo, e nas suas particularidades, pois são eles que irão mostrar suas possibilidades, a maneira que você irá criar sua rotina de exercícios e de alimentação, e quais os objetivos reais para seu biótipo. Lembre-se: pensar em seu corpo para criar seus objetivos é melhor do que se inspirar em corpos de modelos de revistas.

Cuide da saúde

Escolher objetivos fora da normalidade podem prejudicar a saúde, afinal escolher objetivos demasiadamente exagerados, como porcentagem de gordura abaixo da normalidade, aumento muscular acima do necessário, podem danificar várias áreas da saúde.

Respeite os dias de descanso
Os dias de descanso são importantes para que os músculos se recuperem. Quando você desempenha atividades físicas, especialmente pensando na hipertrofia, os músculos sofrem microlesões. Essas lesões são importantes para o aumento muscular, pois são preenchidas por novas células musculares. Contudo, isso somente acontece durante os períodos de descanso, em que os músculos se refazem, adicionando novas células. Dessa forma, respeite os períodos de descanso estipulados em sua rotina de treinos.

A partir da 3° semana até 30 dias no mínimo
Alguns estudos mostram que atletas, seguindo os exercícios para seus biótipos, com uma dieta moderada e saudável, conseguiram alcançar mudanças musculares a partir do trigésimo dia de musculação. Seguindo as dicas dos parágrafos anteriores é possível começar a ver mudanças reais logo depois de completar o primeiro mês de exercícios físicos, ma maioria dos casos. Um estudo mais detalhado mostrou resultados a partir da 3° semana de treinamento levado a sério. Você pode ler mais a respeito desse estudo aqui.

E não só apenas no ganho de massa muscular, mas também para quem visa perder peso e emagrecer.

Conclusão:
Além dos fatores genéticos (que esses quando não muito favoráveis podem sim ser superados com muita disciplina), se seguir uma dieta correta, treino bem elaborado e respeitando o tempo de descanso, os primeiros resultados podem ser vistos depois de 30 dias de academia. Agora aquele seu objetivo tão sonhado com referências ou não, podem levar um pouco mais de tempo. Corpos perfeitos não são construídos da noite para o dia, é uma construção lenta que requer acima de tudo paciência e perseverança, mas no final, não só esteticamente como para sua saúde, vai valer muito a pena!

Seguir as instruções do médico, nutricionista esportivo e do profissional do esporte, além de ter força de vontade, alimentar-se correta e moderadamente (entende-se reeducação alimentar), fazendo exercícios físicos regularmente irão ajudar a chegar mais rápido aos objetivos almejados.

Fonte:treinomestre.com.br

Summary
Quanto tempo demora para observar resultados na musculação?
Article Name
Quanto tempo demora para observar resultados na musculação?
Description
Alcançar resultados rápidos na musculação é um dos maiores desejos da maioria dos atletas; entretanto, não é assim tão simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *