Posso tomar um hipercalórico?

 

A prateleira de suplementos tem vários produtos para decifrar. Já desvendamos os mistérios do whey protein, glutamina, caseína, albumina, BCAA e agora chegou a vez de um bem controverso: o hipercalórico. O nome afugenta muita gente, mas na verdade ele pode ser muito benéfico!

O que é um hipercalórico?
É um mix de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Em geral, aumenta a oferta energética e torna-se ideal para quem tem um gasto calórico total muito alto e não consegue suprir somente com a alimentação – ou indivíduos que precisam de correções nutricionais por conta de uma doença.

Ele geralmente é associado a engordar, processo que se entende como ganhar gordura em vez de suprir o organismo. Mas não é bem assim: Um hipercalórico se assemelha a um shake substituto de refeição, ou seja, com a composição básica de uma alimentação equilibrada, mas com o acréscimo de carboidratos, podendo ser de baixo ou alto índice glicêmico.

Faz bem para a saúde?
Esse suplemento pode e deve ser considerado uma opção saudável dependendo da quantidade, da frequência e desde que a marca ofereça um bom aporte de nutrientes. É verdade que as melhores fontes de uma dieta são frutas, vegetais e grãos. Porém, nem sempre eles são consumidos o suficiente – principalmente para praticantes de atividade física de média a alta intensidade.

Para quem é indicado?
Por conta de uma demanda maior, o corpo de quem se exercita exige suporte para a recuperação muscular. Explicamos aqui a importância dos carboidratos no treinamento, e em termos de calorias, esses indivíduos muitas vezes consomem bem mais de 5.000 kcal por dia, tornando um hipercalórico muito bem-vindo.

Ele é benéfico também na ocasião de doenças que criam déficits nutricionais (levando a desnutrição em geral) e para indivíduos que não conseguem o ganho de peso mesmo através de uma dieta rica em nutrientes. Fora os casos acima, o hipercalórico não é indicado.

Hipercalórico engorda?
No caso desse suplemento, é especialmente importante acompanhamento de um nutricionista para orientar o melhor tipo, a quantidade e até mesmo a necessidade. Do contrário, ingerir quantidades além da conta traz calorias em excesso que não serão gastas, o que leva ao ganho de gordura, em vez da desejada massa magra.

Fonte:sanavita.com.br

Summary
Article Name
Posso tomar um hipercalórico
Description
A prateleira de suplementos tem vários produtos para decifrar. Já desvendamos os mistérios do whey protein, glutamina, caseína, albumina, BCAA e agora chegou a vez de um bem controverso: o hipercalórico. O nome afugenta muita gente, mas na verdade ele pode ser muito benéfico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *