Pilates pode melhorar qualidade de vida das gestantes

pilates para gestante

De acordo com estudos da área médica, mais de um terço das mulheres grávidas se refere à lombalgia como um problema severo, que interfere em suas atividades de vida diária e capacidade de trabalho, além de contribuir para a insônia.

A gravidez, principalmente nos três últimos meses, pode ser uma fase difícil para as mulheres, pois o aumento do peso da barriga e dos seios altera o centro de gravidade da mulher. Em função disso, o corpo adota posturas que podem sobrecarregar a coluna e as pernas, causando lombalgias (dor na parte inferior das costas ou da coluna), câimbras e também fadiga, que podem gerar desconfortos nesta fase tão especial.

De acordo com estudos da área médica, mais de um terço das mulheres grávidas se refere à lombalgia como um problema severo, que interfere em suas atividades de vida diária e capacidade de trabalho, além de contribuir para a insônia. Mas segundo Régis Severo, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur, a prática de alguma atividade supervisionada, como o Pilates, pode beneficiar não só a mulher, mas também o bebê.

Para uma prática segura de exercícios, a gestante será orientada pelo profissional quanto às posturas adequadas, velocidade e ritmo dos movimentos e, principalmente, quanto à respiração, sendo este um dos princípios básicos do Pilates. Os exercícios podem ser feitos com aparelhos específicos ou com acessórios como faixas elásticas e a bola de cinesioterapia, também conhecida como bola suíça ou bola de pilates. “O uso das bolas e faixas auxiliam na execução de alguns exercícios, bem como geram maior desafio para os praticantes. As faixas, por exemplo, podem ser encontradas em diferentes resistências, e serem utilizadas conforme o condicionamento de cada pessoa. Já as bolas possuem diferentes tamanhos, ampliando as possibilidades de uso”, finaliza o profissional.

 

 

Fonte:revistasuplementação.com.br

Summary
Pilates pode melhorar qualidade de vida das gestantes
Article Name
Pilates pode melhorar qualidade de vida das gestantes
Description
Dores lombares têm incidência três vezes maior nas grávidas em comparação com o restante da população. Mas esses, bem como outros desconfortos típicos do período, podem ser amenizados pela prática do método Pilates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *