Os benefícios da caminhada

benefícios-caminhada

Os benefícios que a caminhada traz

Beneficia a circulação

Um estudo realizado pela USP (Ribeirão Preto) mostrou que 40 minutos de caminhada diariamente diminui a pressão arterial durante 24 horas, pois o exercício faz com que o fluxo de sangue aumente e dilate os vasos sanguíneos. Uma outra coisa é que as válvulas do coração passam a trabalhar mais, melhorando a circulação de hemoglobina e, consequentemente, a circulação de oxigênio no corpo.

Melhora a respiração

Quando a caminhada acontece com frequência, há um melhor estímulo das trocas gasosas, o que livra os pulmões de impurezas, como catarros e poeira. Assim, a respiração melhora consideravelmente.

Ajuda a combater a osteoporose

Os impactos dos passos, junto à movimentação do nosso corpo, beneficiam os ossos e fazem com que haja mais estímulos elétricos (chamados de piezelétricos) neles. Isso facilita a absorção de cálcio, tornando os ossos mais resistentes e menos propensos à deterioração da osteoporose.

Combate a depressão

Qualquer exercício físico libera endorfina, o hormônio responsável por aquela sensação de relaxamento e alegria. Para que o efeito permaneça, após algum tempo é necessário realizar a atividade com mais frequência. O que é sempre benéfico.

Beneficia a autoestima

Um estudo realizado no Reino Unido constatou que pessoas que praticam atividades ao ar livre têm humor e autoestima melhor em comparação àquelas que não têm esse hábito. Portanto, caminhar ao ar livre traz mais benefícios do que a caminhada na esteira.

Favorece a saúde mental

Além de fazer bem para o corpo, a caminhada faz bem para a mente e retarda o envelhecimento do cérebro. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que o exercício ajuda a combater problemas relacionados ao cérebro, como a perda de atenção e perda de memória. Já outro estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh chegou à conclusão de que pessoas que caminham ao menos 10 quilômetros durante a semana têm menos chances de sofrer perdas no volume do cerebral.

Afasta a sonolência

A caminhada faz com que sejam produzidas substâncias estimulantes, como a adrenalina. Assim, o corpo permanece mais ativo. Além disso, o exercício melhora o sono durante a noite.

Emagrece

A caminhada estimula a produção de insulinaAté mesmo quem quer ganhar massa muscular precisa emagrecer primeiro. O emagrecimento é um dos principais benefícios da caminhada. É possível emagrecer caminhando, em média, 30 minutos diariamente (seja na esteira ou ao ar livre). Além disso, o exercício ajuda a acelerar o metabolismo, o que também é ótimo para quem quer perder peso.

Diminui o apetite

Um estudo inglês provou que a caminhada diminui a vontade de comer, principalmente, guloseimas, como doces, refrigerantes e frituras, que são coisas que engordam.

É benéfica para os diabéticos

A caminhada estimula a produção de insulina, que é a substância responsável pela absorção da glicose pelas células do organismo. O que explica isso é o fato de a maior circulação sanguínea, provocada pela caminhada, estimular o funcionamento do fígado e do pâncreas.

Como você pode ver, a caminhada só traz benefícios. Então o que você está esperando para calçar os tênis e andar um pouquinho? Mostre essas informações para outras pessoas e não deixe de comentar o artigo.

Fonte:cultivandosaude.com.br

Summary
Os benefícios da caminhada
Article Name
Os benefícios da caminhada
Description
Que exercícios físicos são importantes para a saúde, todo mundo já sabe. Para quem não gosta ou tem impedimentos de realizar atividades aeróbicas e musculação, uma boa opção é a caminhada. Além ser uma das melhores aliadas no emagrecimento, a caminhada traz vários benefícios para a saúde. Conheça alguns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *