O que é Maltodextrina, efeitos, benefícios, quando e como tomar?

maltodextrinaMaltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. A sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta ideal para praticantes de atividades físicas, ela fornece energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue e constante, o que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência (ex: jogo de futebol, uma partida de tênis, um jogo de basquete, uma partida de vôlei, maratona, etc.).

A Maltodextrina e muito utilizada tanto em esportes de endurece (aeróbicos) como em esportes anaeróbicos, como e o caso de uma corrida de 100 m ou a musculação. Seu objetivo e repor o glicogênio muscular perdido e garantir o transporte de substancias essenciais para quem quer hipertrofia, tais como: Whey Protein, Creatina, Glutamina, Arginina, HMB,BCAAs. Para dentro das células musculares graças ao pico de insulina causado pelo seu alto índice glicêmico. Por isso, sempre alertamos os praticantes de atividades físicas e atletas a consumirem suas proteínas em conjunto com uma solução de carboidratos de alto índice glicêmico,(ex: Dextrose) para garantir o transporte desses aminoácidos para dentro dos músculos com eficácia.

Caso isso não seja realizado, parte dessa proteína será utilizada como fonte de energia, o que resultara em perda de dinheiro e tempo, pois as proteínas além de mais cara, não foram feitas para essa função. Procuramos recomendar antes dos treinamentos mais intensos, a utilização da Maltodextrina na concentração de 6 – 8%, ou seja, para cada 500 ml de água deve-se acrescentar de 30 a 40g de Maltodextrina dependendo do objetivo individual e fase de treinamento

Utilizando o suplemento de Maltodextrina 15 minutos antes do treinamento intenso é possível melhorar significativamente a energia e a capacidade de contração do músculo do individuo devido ao fato de se garantir cheios os estoques de glicogênio intramuscular. Normalmente, deve-se realizar uma refeição sólida com carboidratos complexos e proteínas de lenta absorção de 60 a 90 minutos antes do treinamento e fazer uso dos suplementos dessa categoria cerca de 15 minutos antes dos exercícios. Em conjunto a essa solução, orientamos também a adição de Whey Protein, BCAAs, Creatina, Glutamina para assim obter um maior teor de aminoácidos plasmáticos no momento do treinamento, otimizando também a síntese proteica e a recuperação muscular a cada serie.

Não há necessidade de utilização da Maltodextrina durante as sessões de treinamento que tenham duração de menos de 60 minutos.

Em caso das atividades com duração superior a 60 minutos, são indicadas soluções de Maltodextrina  com a dosagem 30 a 40g , para assim pela rápida assimilação, obter um fácil e rápido esvaziamento gástrico, o que evita um desconforto estomacal.

Já no caso de atividades que atingem tempo igual ou superior a 90 minutos devem ser consumidos, além de carboidratos, repositores eletrolíticos.

Já existem no mercado varias marcas com esses tipos de carboidratos de vários índices glicêmico e repositores eletrolíticos tais como Sódio, Potássio e Magnésio, ideais para esses tipos de atividades.

No período pós-treino, recomenda-se a utilização de uma proteína de rápida absorção e alto valor biológico, como e o caso da Whey Protein pode ser associado com Glutamina, Creatina, BCAAs.

Procuramos orientar a adicionar os dois carboidratos, no caso a Maltodextrina e a D’dextrose. Por que isso? A adição dos dois carboidratos no pós-treino causa uma maior estabilidade dos níveis de insulina no sangue, garantindo assim a assimilação de 100% dos nutrientes ingeridos sem que haja risco de parte desses aminoácidos serem utilizados como fonte energética, como já dito anteriormente.

A Maltodextrina não causa efeitos colaterais, e mesmo os diabéticos podem tomar a suplementação de Maltodextrina, mas com orientação médica é claro.

 

Summary
O que é Maltodextrina, efeitos, benefícios, quando e como tomar?
Article Name
O que é Maltodextrina, efeitos, benefícios, quando e como tomar?
Description
A adição dos dois carboidratos no pós-treino causa uma maior estabilidade dos níveis de insulina no sangue, garantindo assim a assimilação de 100% dos nutrientes ingeridos sem que haja risco de parte desses aminoácidos serem utilizados como fonte energética, como já dito anteriormente.
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *