Nutrientes que reforçam a ação dos protetores solares

Verão: Época de calor, mar, piscina, e muita exposição ao sol. E é aí que devemos tomar alguns cuidados, já aquele bronzeado tão desejado pode vim acompanhado de prejuízos para pele. Uma exposição excessiva aos raios solares pode causar efeitos indesejáveis e deletérios como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Além da utilização de protetores solares componentes presentes em alguns alimentos podem te ajudar a alcançar um bronzeado mais saudável.

Betacaroteno: O betacaroalimentos bronzeadoresteno é um nutriente essencial para saúde e beleza da pele, tem tanto um papel bronzeador quanto protetor, seu papel bronzeador se dá pela sua função de estimular a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele, e protetor pela sua função antioxidante que neutraliza os efeitos dos radicais livres formados pela exposição à radiação UV protegendo a pele contra as queimaduras solares. Os alimentos ricos em betacaroteno são os vegetais e frutas de coloração amarela escura como cenoura, mamão, damasco, beterraba, pimentões amarelos e abóbora, e os vegetais de folhas verdes escuras como espinafre, brócolis, couve e escarola.

Vitamina E e C: Ambas possuem importante função antioxidante, que protegem as estruturas celulares importantes contra o ataque dos radicais livres formados pela exposição à radiação UV, evitando queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele ou até mesmo câncer de pele. Além do que, a associação das vitaminas C e E resulta no aumento da ação de cada uma. As principais fontes de vitamina E são os óleos vegetais, os grãos de cereais integrais, nozes, gérmen de trigo e peixes. Entre as principais fontes alimentares de vitamina C encontram-se os frutos cítricos (laranja, acerola, limão, tangerina, morango) e vegetais folhosos, principalmente os verdes escuros (couve, rúcula, agrião e espinafre).

Ômega 3 e Ômega 6: Esse óleos essenciais, que devem ser consumido via dieta pois não são produzidos pelo organismo, têm um papel fundamental na estrutural da pele, assegurando a fluidez e permeabilidade de substâncias de dentro para fora da célula, assegurando a hidratação da pele. O ômega 3, especificamente, tem demonstrado um efeito fotoprotetor, devido sua ação anti-inflamatória, pela redução dos sintomas inflamatórios resultantes da radiação UV. Os ômegas-3 são encontrados nos peixes (atum, sardinha, salmão, cavala e arenque) e nos óleo de peixe, na semente de chia e linhaça, nas castanhas, e óleo de canola, e os ômegas 6 nas sementes oleaginosas (castanha de caju, nozes, avelã, amêndoas,  pistache, amendoim, etc.),  e nos óleo vegetais (girassol, milho, soja, cártamo).

Receita de Suco para proteger e acelerar o bronzeado:suco bronzeador

1/2 cenoura

1 fatia de mamão

1/2 laranja

1 colher (sobremesa) de gérmen de trigo

1 copo de água gelada ou gelo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Consuma antes e durante o verão, pelo menos três vezes por semana.

 

Fonte: http://www.nutritips.com.br/nutrientes-que-reforcam-a-acao-dos-protetores-solares/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *