Natação: mergulhe nos seus benefícios

Beneficios da Natação

Acredita-se que a fórmula do envelhecimento tardio é a natação. Adequada para todas as idades e níveis de condicionamento, a prática desse esporte movimenta todo o corpo e trabalha todos os grupos musculares.
A flutuabilidade da água reduz o “peso” do corpo em cerca de 90% e o resultado disso é uma redução significativa na pressão sobre os quadris, joelhos e as costas.

E o próprio ato de nadar, batendo as pernas e executando braçadas contra a resistência da água, ajuda a construir a massa muscular magra e melhora a sua composição corporal global.

Segundo dados do Portal CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), a natação auxilia no condicionamento cardíaco e pulmonar, desenvolve a flexibilidade, estimula a perda de peso e melhora até o humor.

Outros benefícios adquiridos com a prática é o aumento do equilíbrio, da coordenação e do aumento da resistência física, aperfeiçoamento da capacidade de raciocínio e a diminuição de sintomas de doenças cerebrais, como o Alzheimer.
E, mesmo que o praticante ainda não saiba nadar, atividades simples podem ajudar:

Fitness Aquático
Nadar sozinho ou juntar-se a um grupo para apreciar a competição saudável, pode melhorar o desempenho e aproveitamento do praticante. A atividade física é ideal por pelo menos 30 minutos diários, de duas a cinco vezes por semana. É interessante adotar diferentes formas de treinamento, com velocidades, durações e estilos variados.Deep running – A corrida na água trabalha força e resistência sem prejudicar as articulações. Correr ou caminhar em águas profundas, em flutuação ou não, queima mais calorias do que andar em terra firme, por causa da resistência da água.

Hidroginástica

Oportunidade para o exercício em grupo, sem o impacto da aeróbica tradicional. O exercício em grupo promove sociabilização, a queima de calorias, entre outros benefícios, como já exploramos na matéria do blog Os benefícios da hidroginástica.

É importante, no entanto, consultar um médico antes de praticar o esporte para se certificar de que não há nenhuma contraindicação para sua iniciação. Até porque ele não é o exercício mais recomendado a quem tem osteoporose, por exemplo. Nesse caso, o ideal seria combinar a natação com outra atividade, a exemplo da caminhada, para fortalecer o esqueleto, conforme orienta Omar Jaluul, geriatra do Hospital das Clínicas e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SP).

Fique de olho na alimentação
Um lanche de baixo teor de gordura, como uma banana ou uma barra de proteína, é uma boa ideia para substituir as calorias queimadas depois de nadar.

Geralmente, nadadores sentem fome intensa após os treinos. Por isso, programe sua alimentação pós-treino, assim evitará ou reduzirá o consumo de alimentos não saudáveis.

Fonte:permitaseviver.com.br

Summary
Natação: mergulhe nos seus benefícios
Article Name
Natação: mergulhe nos seus benefícios
Description
Acredita-se que a fórmula do envelhecimento tardio é a natação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *