Multivitamínicos – Benefícios desse suplemento para quem faz musculação

multivitaminicos

As vitaminas são nutrientes importantíssimos para a saúde. Elas colaboram para manter todas as funções do corpo normais. Elas funcionam como catalizadores, ou seja, aumentam a velocidade das reações químicas dentro do organismo e algumas destas reações nem seriam realizadas se não houvesse este ou aquele catalizador.

Multivitaminicos-suplementos

O que são e para que servem as vitaminas e multivitamínicos
Para entendermos melhor como as vitaminas são importantes em nossa vida, as reações são responsáveis por praticamente todas as funções corporais. Quando criamos músculos, lá está uma reação de quebra de proteína, para a criação de células; quando mandamos um comando para o cérebro, assim como picar o dedo em um alfinete, lá está outra reação, entre os neurônios.

Dessa forma, entre os nutrientes que mais necessitamos, estão as vitaminas, que irão manter nosso corpo funcionando, com todos os processos e reações sendo feitos de maneira correta e no tempo certo.

Nós levamos vitamina para o nosso organismo através da alimentação, na maioria das vezes. Contudo, nem sempre conseguimos consumir o tanto necessário diariamente. Dessa forma, alguns suplementos auxiliam no consumo de vitaminas.

Deve-se escolher o suplemento multivitamínico que mais combina com você, pensando, especialmente, naquelas vitaminas que você, provavelmente, não irá consumir na quantidade ideal em sua dieta ao longo do dia.

Algumas vitaminas são as que mais importam e que poderiam prejudicar o andamento correto do organismo se faltassem. Vamos conhecer algumas delas e para o que servem dentro do organismo.

Benefícios dos multivitamínicos

Vitamina A

Entre suas funções, a principal é a visão humana. A vitamina A atua em organelas dos olhos, proporcionando as reações necessárias para que a visão seja realizada. Além disso, a vitamina A também corrobora para a saúde da mucosa, da pele, das unhas, dos cabelos, dos dentes, e, até mesmo, dos ossos e dos órgãos reprodutores.

Complexo B

São várias vitaminas que desempenham funções diversas, assim como se correlacionam, trabalhando, às vezes, em conjunto para que funções sejam feitas de maneira correta. Inclusive, uma das funções do complexo B é melhorar a velocidade das reações, contribuindo para a melhora do metabolismo. Nos temos um artigo completo sobre todos os benefícios das vitaminas do complexo B, inclusive fontes em alimentos e suplementos, você pode ler aqui.

Vitamina C

Melhora o sistema imunológico, agindo diretamente na hidroxilação das reações químicas celulares. Além de melhorar o sistema imunológico, mantém os ossos, dentes, mucosa, ligamentos, artérias com bom funcionamento, e crescimento normal de vários componente do corpo humano. A Vitamina C também inibe a secreção do cortisol, um hormônio catabólico. Nesse artigo sobre a vitamina C, você pode ler mais benefícios e dicas de como tomar.

Vitamina E

Algumas reações, especialmente desencadeadas a partir de alimentos prejudiciais, liberam espécies reativas de oxigênio. Tais espécies podem atrapalhar células, e tecidos, causando grandes danos a tais áreas. Dessa forma, a vitamina E protege o organismo desses danos, trabalhando junto a outras vitaminas, assim como a vitamina C. Por isso, é importante que tais vitaminas sejam consumidas em proporções corretas e juntas.

Alimentos ricos em vitaminas

Muitos alimentos proporcionam doses de vitaminas, contudo nem sempre são nas proporções necessárias para o corpo. Conheça alguns alimentos que auxiliam na hora de adquirir tais vitaminas:

Vitamina A pode ser encontrada em peixes, espinafre, brócolis, verduras verdes;
As vitaminas do Complexo B podem ser encontradas nas nozes, peixe, soja, folhas verdes;
A vitamina C pode ser consumida nos legumes, laranja, acerola, abacaxi, caju;
Já a vitamina E está no abacate, amendoim, banana, entre outros.

Consumir as vitaminas através dos alimentos ainda é a melhor maneira de levá-las ao organismo. Elas, quando estão nos alimentos, são mais bem absorvidas. Porém, consumir em complexos vitamínicos também tem suas vantagens, principalmente se não é fácil consumir a quantidade correta para o bom funcionamento do organismo.

Junto, no complexo vitamínico, alguns minerais, também importantes, podem ser adicionados. Alguns complexos, que são os melhores e aqueles mais completos, possuem minerais tais quais o ferro, o iodo, o magnésio, o selênio, o zinco, o cobre, o cloro, o chumbo, em proporções necessárias para o organismo.

Escolha o multivitamínico que corresponda às suas necessidades, sob a supervisão de seu médico e, sempre, no caso de sua alimentação não conseguir corresponder aos níveis corretos de vitamina para o organismo.
Fonte:treinomestre.com.br

Summary
Article Name
Multivitamínicos – Benefícios desse suplemento para quem faz musculação
Description
As vitaminas são nutrientes importantíssimos para a saúde. Elas colaboram para manter todas as funções do corpo normais. Elas funcionam como catalizadores, ou seja, aumentam a velocidade das reações químicas dentro do organismo e algumas destas reações nem seriam realizadas se não houvesse este ou aquele catalizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *