Mulheres – 30 anos, e agora?

30 anos e fitness

A chegada dos 30 anos é uma fase marcante na vida da mulher. Alguns fatores são muito bem-vindos, como a maturidade e a sabedoria que a vivência nos oferece, mas, por outro lado, temos que saber usar essa sabedoria adquirida para lidar com as mudanças que acontecem com o nosso corpo.

Aos 30 anos a mulher atinge a maturidade hormonal e, a partir daí, podem começar a surgir algumas características como: enfraquecimento da pele e flacidez, maior propensão a ganho de peso, queda de cabelo e diminuição do tônus muscular. Tudo isso pode ser remediado, só depende dos cuidados e da atenção que cada mulher dá a essa época.

Estudos mostram que a partir dos 30 anos a pele da mulher começa a perder 1% ao ano de colágeno e essa perda é aumentada para 2% ao ano no período da menopausa, por volta dos 50 anos. O colágeno constitui 25% de toda proteína do corpo e é ele que dá sustentação e firmeza à pele e aos tecidos corporais. A exposição solar, o consumo de álcool, tabagismo e consumo de açúcar são fatores que intensificam a perda de colágeno. Já uma alimentação equilibrada, boa hidratação e prática de exercícios físicos amenizam a perda dessa proteína.

A suplementação de colágeno hidrolisado é uma forma segura e eficaz de prevenir e diminuir a perda de colágeno. Estudos mostram que a ingestão diária de 10g de colágeno hidrolisado traz benefícios como hidratação e elasticidade à pele, fortalecimento das unhas, cabelos e articulações. Além disso, o colágeno hidrolisado é uma proteína e, consequentemente, proporciona saciedade, o que contribui para o controle do peso. Ele pode ser usado como uma opção prática, saudável e saborosa de aumentar a quantidade de proteína dos seus lanches.

Outro fator que muda com a chegada dos 30 anos é a dificuldade de perder peso. Isso acontece porque a taxa metabólica basal tende a diminuir nesse período, e, a partir daí, aumenta a necessidade de praticar exercícios físicos e acelerar o ritmo! Cuidados com a alimentação são indispensáveis em qualquer fase da vida, mas vamos destacar alguns pontos que podem beneficiar essa época e dar mais disposição e bem-estar:

Evitar longos períodos sem se alimentar- A importância de não ultrapassar o período de 3 horas entre as refeições deve-se ao fato de que o alimento serve de estímulo para o seu metabolismo trabalhar de forma mais rápida e eficaz. Com os períodos prolongados de jejum, seu corpo entende que deve poupar energia, daí aumentam as chances de ganhar peso. Devem ser feitos lanches leves entre as principais refeições. Sugestões: frutas com fibras ou castanhas, suco de polpa de fruta com colágeno hidrolisado, chás com torradinhas leves, vitamina de frutas com bebida de arroz (segue receita no final do texto).

Evitar ou diminuir o consumo de leite de vaca e seus derivados- A proteína do leite de vaca é de difícil digestão e absorção, seu excesso causa naturalmente aumento da inflamação no intestino, que acarreta o surgimento de vários sintomas indesejáveis como: retenção de líquidos, alergias de pele, acne, problemas do trato respiratório como: sinusites, rinites, aumento da produção de secreções e muco, mau funcionamento intestinal e surgimento de gases. Além disso, o leite de vaca tem a lactose, que é um carboidrato e serve de alimento para as bactérias intestinais negativas, promovendo o desequilíbrio da flora intestinal. Uma opção saudável para substituir o leite de vaca são os leites vegetais. Exemplos: bebida de arroz e bebida de castanhas.

Diminuir o consumo de açúcares e farinhas refinadas – Por terem o índice glicêmico alto, os carboidratos simples como as farinhas refinadas e os açúcares são transformados em glicose pelo nosso corpo muito rápido. Esse excesso de glicose disponível no sangue é depositado no tecido adiposo em forma de gordura. O indicado é sempre substituir o arroz branco, o pão branco e as farinhas brancas pelas formas integrais, que apresentam mais fibras e consequentemente menor índice glicêmico.

Aumentar o consumo de água – A água é indispensável para nosso corpo funcionar de forma saudável. Abaixo alguns processos metabólicos de que a água participa:

  • *Diluição dos nutrientes ingeridos e melhora na circulação desses nutrientes pelos tecidos.
  • *95% das reações metabólicas são de hidrólise, ou seja, necessitam de água.
  • *Lubrificação de compartimentos (interstício e articulações)
  • *Regulação térmica (calor)
  • *Síntese proteica (aumento de massa magra)
  • *Lipólise (quebra de gordura)
  • *Formação da urina
  • *Eliminação da amônia
  • *Lubrificação das fezes
  • *Limpeza intestinal

A quantidade sugerida de ingestão de água é de 2 a 4 litros por dia, de acordo com o peso e atividades exercidas por cada pessoa. Essa quantidade deve sempre ser fracionada durante todo o dia.

Fonte:espacosanavita.com.br

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