Gestantes em forma

Gestante e academiaA fisiculturista Lea-Ann Ellison, que está grávida de 8 meses, gerou uma grande polêmica na internet. Ela postou fotos fazendo exercícios de musculação. Como previsto, a situação gerou inúmeras críticas e devido a esse fato ocorrido, é importante ressaltar que a gravidez é um momento ótimo para promovermos modificações de estilo de vida, incluindo a atividade física e uma dieta mais saudável.

O primeiro trimestre da gravidez gera diversas alterações fisiológicas que acontecem para adaptar o organismo para abrigar o bebê. E esse conjunto de mudanças podem gerar desconfortos, como cansaço, sono, sem contar os enjoos e vômitos que podem acontecer também. Então, a maioria das mulheres que praticam atividades extenuantes antes de engravidar, quando engravidam sentem naturalmente necessidade de diminuir o ritmo.

O sedentarismo e ganho de peso gestacional excessivo são os principais fatores que contribuem para a epidemia de obesidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Um dos benefícios do exercício durante a gravidez é que ele pode manter ou melhorar a aptidão e pode ajudar a prevenir o ganho de peso gestacional excessivo, além de reduzir o risco de desenvolver quadros perigosos para a mãe e o bebê, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, e, também, pode ajudar a prevenir ou reduzir os sintomas de dor lombar, ajudando a gerenciar a ansiedade e o estresse, muito comuns nessa fase.

Em 2009, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) reafirmou suas diretrizes de 2002 para o exercício durante a gravidez e o período pós-parto. O ACOG recomenda que, na ausência de qualquer complicação médica detectada nas avaliações feitas nesse período – em que é necessário ter um bom acompanhamento pré-natal e seguir acompanhamento com o obstetra – o exercício de gestantes pode e deve ser feito em um nível moderado de aproximadamente 30 minutos por dia, sob supervisão profissional adequada.

Royal College de Obstetras e Ginecologistas (RCOG), do Reino Unido também sugere que todas as mulheres grávidas participem de exercício aeróbico e de condicionamento moderado como parte de um estilo de vida saudável durante a gravidez. O ideal é que uma mulher sedentária comece fazendo 15 minutos de exercício três vezes por semana e depois aumente para 30 minutos. Já as mulheres fisicamente ativas podem e devem manter um bom nível de condicionamento físico durante a gestação, sem ultrapassar limites de peso e sem atingir níveis competitivos.

É importante ressaltar que além da praticar esportes, cuidar da alimentação é de extrema importância para se manter em um peso adequado também, ou seja, não deve haver nem ganho excessivo e nem perda excessiva de peso.

Fonte:cquaacademia.com.br

Summary
Gestantes em forma
Article Name
Gestantes em forma
Description
Exercícios são sempre bem-vindos durante a gravidez, mas é preciso ter cautela com alguns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *