Como está seu percentual de gordura?

52-blog-janeiro-atlheticaComo está seu percentual de gordura?

Não é novidade para nenhum praticante de exercícios que não existe queima de gordura localizada. Mas, por que dentro das academias são usados tantos protocolos de avaliação do percentual de gordura medindo várias regiões do corpo?

A medida de dobras cutâneas é o método mais utilizado por ser simples e barato. Para esse tipo de avaliação é necessário um adipômetro. Todas as medidas devem ser feitas do lado direito do corpo, pinçando com o polegar e o dedo indicador. Normalmente, se afere várias regiões como: tríceps, bíceps, peitoral, supraescapular, suprailíaca, supraespinhal, abdômen, coxa e panturrilha. Com a soma desses resultados usa-se determinado protocolo e chega-se ao percentual de gordura da pessoa avaliada.

Dentro dessa questão sabemos que quando o indivíduo aumenta ou diminui seu percentual de gordura a primeira região a mostrar essa variação é a região abdominal. Com isso, tem-se o melhor parâmetro para avaliar o percentual de gordura e saber de forma simples se seu treino e dieta estão levando ao objetivo almejado.

Uma forma simples de avaliar a gordura corporal usando o adipômetro ou compasso, é fazendo a medida da região suprailíaca e usando uma tabela de referência criada pela empresa americana Accu-measure, que é bem precisa em seus resultados.

Quem não é da área pode se utilizar do parâmetro visual do abdômen, pois ele é uma referência para o aumento ou a diminuição da gordura. Outras incidências decorrentes de patologias que acometem o metabolismo também são sinalizadas nessa região como é o caso da síndrome metabólica e da fadiga adrenal, que geram o aumento da gordura corporal.

Fonte:Anderson Sauin
Personal Trainer
Colunista Blog Atlhetica Nutrition

Summary
Como está seu percentual de gordura?
Article Name
Como está seu percentual de gordura?
Description
Não é novidade para nenhum praticante de exercícios que não existe queima de gordura localizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *