Com calor em excesso, hidratação é fundamental, alerta nutricionista

agua

A falta de líquidos traz diversas consequências ao organismo, desde o mau funcionamento do intestino até o comprometimento de alguns órgãos e confusão mental. Para as crianças, que têm mais dificuldade em ingerir sucos e água, a professora aponta como solução uma receita de picolé caseiro. “É só fazer o suco e congelar. Tem forminhas em formato de picolé que acabam chamando atenção da criança e ela se hidrata de forma mais fácil assim”.

É comum que pessoas com mais de 60 anos não sintam sede, mesmo quando têm necessidade de ingerir líquido. “A desidratação nessa faixa etária pode ocorrer em um dia quente ou com baixa umidade, não necessariamente está associada a vômitos, diarreia e exposição intensa ao sol”, afirma Elizabete.

O alerta é da nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Elizabete Lourenço da Costa. Segundo ela, o cuidado com a hidratação deve ser ainda maior com crianças e idosos.

Alimentação

Os alimentos que são ingeridos em dias de calor também precisam de atenção, não só das crianças ou idosos. Quando o dia está muito quente, comidas mais pesadas devem ser evitadas. “Frituras, carnes muito gordurosas e outros tipos de alimento desse tipo devem ser evitados nessa época do ano”.

Elizabete afirma ainda que as frituras não são recomendadas em nenhuma época, do ano. Mas, principalmente nos dias mais quentes, devem ser consumidas em menor quantidade. “Também é importante dividir as refeições em porções e evitar ficar sem comer”.

Em dias de calor, estão liberadas saladas, carnes grelhadas e frutas. “A água de coco também é uma ótima fonte de hidratação. É também uma opção de refresco quando estamos na rua. Aliás, quem come muito na rua deve evitar alimentos que são muito manipulados. Com o calor, a multiplicação de bactérias é mais fácil e o alimento infectado pode causar intoxicação alimentar. É sempre bom ver se o alimento está exposto em local refrigerado”, afirma.
Poder das frutas

Quando o assunto é alimentação saudável, as frutas são uma boa opção para complementar a alimentação. Saborosas e nutritivas, além de refrescar, elas ainda ajudam a deixar o organismo em dia. A nutricionista Karoline Jorge, da KJ Nutricional, afirma que, devido ao alto teor de vitamina A e ácido glutâmico, a manga, por exemplo, ajuda a melhorar a visão e a memória. “Além de auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol, graças à vitamina C, pectina e fibras presentes”, afirma.

Também facilmente encontrada nesta época do ano, a ameixa está entre as opções de frutas para serem consumidas diariamente, já que é de baixa caloria, rica em fibras e que contém vitaminas e minerais. “As fibras auxiliam no funcionamento do intestino. E a ameixa tem ainda vitamina C, protegendo contra gripes e resfriados. Por ser rica em antioxidantes, auxilia na prevenção dos radicais livres”, destaca.

Quem busca nas frutas um refresco deve dar prioridade às que possuem mais água, como a melancia. “Além de refrescante, é rica em vitamina A e betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, fósforo, potássio e magnésio”.

Já as uvas são aliadas na prevenção de doenças como o câncer e ajudam a combater a fadiga e doenças renais. Cada cor da fruta traz um benefício diferente para a saúde. “É importante consumir a casca e as sementes, pois são ricas em fibras, o que ajuda a evitar a prisão de ventre”.

A nutricionista reforça que não há contraindicação para o consumo de frutas, mas que é preciso ter moderação na ingestão de qualquer alimento. “Elas são fundamentais para manter uma alimentação saudável e equilibrada e é recomendado que se consuma pelo menos 3 porções ao dia”.
Exposição ao sol

Além dos cuidados com a alimentação, é importante atentar para a exposição exagerada ao sol, que pode provocar queimaduras de pele e insolação. Nestes casos, os sintomas mais comuns são mal-estar, vômitos e desmaios.

Para não ter problemas, a dica é evitar os horários de pico dos raios solares, entre 10h e 16h e entre 11h e 17h, no horário de verão. Para a prática de atividades físicas, prefira o início da manhã e o final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas. Use sempre filtro solar e reforce a aplicação a cada duas horas.

Fonte:educaçãofisica.com.br

Summary
Com calor em excesso, hidratação é fundamental, alerta nutricionista
Article Name
Com calor em excesso, hidratação é fundamental, alerta nutricionista
Description
Ingerir líquido é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e no verão a importância do consumo de água, chás e sucos aumenta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *