Atitude e alimentos que podem sabotar a sua dieta!

Alimentos para sua dietaAtitudes sabotadoras

 Jejum prolongado

Ficar um longo período sem se alimentar é muito ruim ao organismo que passa a poupar energia ao invés de gastar. Além disso, é muito provável que na próxima refeição a fome seja tão grande quanto o tamanho da sua refeição.  Fazer pequenas refeições (5-6/dia) ainda é uma dica bacana para quem está brigando com a balança. Essa atitude favorece o funcionamento do metabolismo e você passa a gastar mais energia (calorias).

Comer rápido diminui a saciedade

Comer rápido, distraído e sem mastigar muito bem os alimentos, compromete a saciedade e a digestão. Precisamos de cerca de 20 minutos a meia hora para que o cérebro envie a mensagem de saciedade. Se você come rápido demais, ao receber essa mensagem já terá comido além do necessário. Resultado: má digestão, preguiça e culpa.

“Assaltar” a geladeira fora de hora

Aquela mania de abrir a geladeira o tempo todo, principalmente se você trabalha em casa deve ser controlada, exceto se nele tiver muita água, pepino, cenoura e frutas. Esse hábito é muitas vezes desencadeado por ansiedade e nem sempre a motivação é a fome. Diferencie vontade de comer de fome. Na dúvida, tome um copo de água e espere alguns minutos. Mas, se estiver no intervalo de um lanchinho, aquele de 3 em 3 horas, pode abrir a geladeira e faça boas escolhas!

Não planejar o final de semana

A semana inteira você cuidou da alimentação e no final de semana a casa está cheia de visitas, tem aniversário, formatura, casamento e milhões de opções para perder 5 dias de muito sacrifício. Não é para viver em um casulo, porém não deixe de fazer escolhas inteligentes também nos finais de semana ou você colocará tudo a perder.

Dietas da moda

Se dietas da moda funcionassem a obesidade não seria hoje, um problema de saúde pública. Podem até funcionar por um período bem curto, mas não poderá ser sustentado por muito tempo. Tão logo você retorne a sua rotina, passará a cometer os meus deslizes que comprometem a manutenção do peso. A reeducação alimentar é o segredo do emagrecimento consciente e que pode ser mantido ao longo da vida.

Quais os alimentos sabotadores?

Nenhum alimento quando consumido em pequenas porções, esporadicamente ou raramente em alguns casos, tem a capacidade de sabotar a sua dieta. O que sabota a sua dieta é a frequência e a quantidade que você consome esses alimentos. E se não trazem benefícios, qual a vantagem de consumi-los? Pense a respeito e mude aos poucos alguns hábitos.

Refrigerantes

As versões comuns são ricas em açúcar, portanto cheia de calorias e conservantes. Não trazem benefícios à saúde, não tem vitaminas e minerais. Já os refrigerantes diet/zero, apesar de praticamente não ter calorias, é rico em corantes, cafeína nas opções a base de noz de cola, conservantes e SÓDIO, que causa retenção de líquidos. É o tipo de alimento que chamamos de calorias vazias, ou seja, não oferece nenhum nutriente e, portanto nenhum benefício. Procure substituir essa bebida por sucos em especial os detox, chá verde, água aromatizada e outras bebidas naturais.

Bebidas alcoólicas

O consumo frequente de bebida alcoólica pode afetar a sua dieta e é claro a sua saúde. Cada grama de álcool tem 7 calorias. Uma latinha de cerveja oferece 150 calorias e nem sempre ela é cosumida sozinha e sim, como aperitivos muito atrativos e geralmente ricos em gordura e sódio. Os efeitos do álcool no cérebro, coração, fígado dispensa mais comentários e vale uma reflexão, até porque as pessoas estão bebendo cada vez mais jovens.

Doces e guloseimas (chocolates)

Ricos em açucares e gordura esse alimentos são os mais conhecidos como sabotadores das dietas. Além de exceder as calorias diárias e somar pontos na balança, o consumo excessivo desses alimentos pode levar ao aumento do triglicerídeo e do colesterol devido a presença de gorduras saturadas em muito deles. Prefira doce a base de frutas e se a vontade por chocolate for muito grande, consumo aqueles com 70% cacau com moderação, apesar de um pouco mais saudáveis e com fonte de substâncias que fazem bem, eles também tem calorias e não são poucas.

O que precisa ser evitado/controlado para não sabotar a dieta?

Happy hour frequente

Motivo: bebidas calóricas/ petiscos/calorias vazias e muita gordura e sódio

Rodízios de carne, pizza e comida japonesa

Motivo: um consumo excessivo de alimentos calóricos e gordurosos. A culinária japonesa por ser mais saudável devido a presença de peixes e legumes nas refeições. Mas o rodízio é uma verdadeira tentação para as opções empanadas (harumaki, camarão, lula e outros), sempre mergulhadas em muito molho de soja, que é riquíssimo em sódio.

Restaurante por quilo

Motivo: Muita comida a disposição. É possível se alimentar diariamente em restaurante por quilo, sem sabotar a dieta. Basta fazer escolhas inteligentes e iniciar o prato pelas saladas, grãos, evitar molhos prontos e preferir as carnes grelhadas. Evite as frituras sempre disponíveis nesses locais como os bolinhos, mandioca, carnes empanadas, etc. A “marmita” está voltando com tudo. Sempre que puder leve a sua refeição para o trabalho.

Comidas congeladas industrializadas

Motivo: Muito sódio e muita gordura. Hoje tem surgido opções de refeições congeladas que são nutricionalmente balanceada. Se não puder preparar suas refeições, pesquise em sua cidade alguém que forneça opções interessantes e que vão ajudar na sua dieta.

Fonte:Sanavita.com.br

Summary
Atitude e alimentos que podem sabotar a sua dieta!
Article Name
Atitude e alimentos que podem sabotar a sua dieta!
Description
Nem sempre os alimentos são os grandes vilões da dieta. Sempre damos um jeito ou arranjamos alguma desculpinha para não admitir que sabotamos a dieta. Sim, nós somos os principais sabotadores por não fazermos boas escolhas e muitas vezes estocar esses alimentos em casa e na gaveta do escritório. Vamos falar do futuro e de como se livrar dessas pequenas armadilhas que criamos:
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *