Aprenda 12 hábitos típicos de quem nunca está cansado

disposicao pessoas que nunca ficam cansadasSe você já quis ser aquela pessoa – que tem energia infinita ao longo do dia, que nunca parece estar cansada e que jamais soltou um bocejo no meio de uma reunião –, vai ter de adotar certos hábitos de sono mais saudáveis. Se você acha que para ter uma boa noite de sono basta encostar a cabeça no travesseiro e fechar os olhos, está enganada.

Para ficar descansada, você tem de organizar uma rotina que promova energia durante o dia e sono à noite. Isso significa se acostumar com um horário adequado de ir para a cama, regular o consumo de cafeína e até mesmo investir num par de meias de dormir. Confira abaixo os hábitos das pessoas descansadas e comece a sonhar com um sono melhor:

Pessoas descansadas não apertam o botão de soneca do despertador

O botão de soneca é o pior inimigo de quem está cansado: é tentador demais e oferece recompensa imediata, mas vai te fazer se sentir mais cansado durante o dia. O sono pós-alarme não é de boa qualidade. Se você é do tipo que acerta o despertador para tocar um pouco mais cedo só para curtir aqueles minutos a mais de sono, talvez seja a hora de abandonar esse hábito. Melhor acertar o despertador para a hora certa e abandonar a sonequinha de uma vez por todas.

E elas raramente comem donuts no café da manhã

Um doce portátil e cheio de açúcar pode ser conveniente e delicioso, mas não é o combustível de que seu corpo precisa para atravessar o dia. Carboidratos simples, como os de um donut, dão um barato rápido, mas depois vão te derrubar. Em vez de comer um cereal açucarado, escolha um café da manhã rico em proteínas e de baixo teor de açúcar, como aveia com sementes de chia ou uma quiche de ovos com vegetais.

Elas não tomam café depois do almoço

Se você gosta de tomar um café para afastar a leseira inevitável do fim da tarde, está perpetuando um ciclo vicioso. A cafeína de ontem à tarde é pelo menos em parte responsável pelo cansaço de hoje, afinal de contas consumir esse estimulante muito tarde pode atrapalhar seu sono. Os especialistas sugerem evitar cafeína pelo menos seis horas antes de deitar, mas cada pessoa reage de maneira diferente. Essa medida ajuda a garantir um sono mais restaurador. Depois de superar a abstinência inicial daquele cafezinho vespertino, você vai perceber que tem mais energia no período da tarde.

Elas com certeza não fumam

Sono de má qualidade e dificuldade para pegar no sono estão entre os muitos efeitos negativos ligados ao cigarro. Apesar de a nicotina ser um estimulante, fumar diminui os níveis de energia, pois reduz o fluxo de oxigênio que entra na corrente sanguínea. Fumantes também relatam mais dificuldade de manter o sono em comparação com não-fumantes. Largue o cigarro e tenha bons sonhos.

Pessoas descansadas conversam com os colegas durante o dia

Em alguns escritórios, é fácil se esconder atrás da tela do computador. Mas, se você estiver se sentindo meio devagar, conversar com um colega pode ser a injeção de energia de que você precisa. Bater um papo pode te deixar mais alegre e mais acordado. Se você achar que está com a pilha fraca, considere pedir para um colega dar uma volta pelo escritório com você. O movimento e a conversa vão ajudar a dissipar a névoa mental da tarde, e seu colega pode até mesmo te ajudar a resolver problemas do trabalho.

Elas se exercitam – e pelo menos algumas horas antes de se deitar

Sono e exercícios físicos costumam ter relação direta: segundo um levantamento de 2013 da Fundação Nacional do Sono, quem diz se exercitar mais também relata um sono melhor. Algumas pessoas se sentem inquietas depois da academia, então treinar algumas horas antes de ir para a cama pode ser uma boa ideia.

Elas não tomam um drinque para relaxar

Umas taças de vinho podem te ajudar a se sentir cansado, mas elas não vão te trazer um sonho melhor. Uma resenha de 20 estudos sobre o álcool realizada em abril de 2013 apontou que, entre outras várias coisas, o álcool pode interromper o sono REM. E, quando seu efeito passa, você tende a acordar mais durante a noite. (As mulheres têm particularmente mais dificuldades para manter um sono imperturbado se tiverem bebido.)

Elas não assistem Netflix na cama

É uma triste verdade, mas assistir uma temporada inteira de House of Cards antes de dormir não vai ajudar a descansar mais – e não só porque serão 13 horas seguidas assistindo vídeo. A luz do computador ou do tablet pode afastar o sono e te fazer acordar grogue no dia seguinte. Comprometa-se a deixar de lado os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar. E mantenha-os fora do quarto.

Elas pensam em coisas simples e agradáveis antes de cair no sono

Contar carneirinhos pode não ser uma atividade tranquila o suficiente para induzir o sono. Como relatamos previamente, contar carneirinhos exige muita atividade mental. Mas pensar numa praia paradisíaca ou numa cachoeira pode acelerar a chegada do abraço de Morfeu.

Quem dorme bem não deixa os animais subirem na cama

Seu cachorrinho pode ficar chateado de ser banido da cama, mas você vai descansar melhor assim. 30% dos donos de animais de estimação que dormem com os bichos relatam acordar no meio da noite por causa do companheiro peludo. Você vai dormir melhor se seu amigo de quatro patas estiver no chão.

Elas dormem de meia

Um quarto frio é ideal para um sono saudável, mas pés gelados, não. Pés e mãos quentinhos podem ajudar a te fazer pegar no sono mais rápido, então vista seu par de meias favorito antes de se enfiar debaixo das cobertas.

Elas não dormem até (muito) tarde no fim de semana

Dormir o mesmo número de horas todas as noites é importante para um sono consistente. Você pode querer passar o sábado inteiro na cama, mas fazer isso vai mexer com seu relógio biológico (assim como ficar acordado até muito mais tarde). Esse fenômeno é chamado de jet lag social . Manter uma rotina o mais regrada o possível tanto para a hora de dormir quanto para a de acordar vai ajudar a manter seu relógio interno sempre na hora certa.

Fonte:mdemulher.com.br

Summary
Aprenda 12 hábitos típicos de quem nunca está cansado
Article Name
Aprenda 12 hábitos típicos de quem nunca está cansado
Description
e você acha que para ter uma boa noite de sono basta só encostar a cabeça no travesseiro e fechar os olhos, está enganada. Confira os hábitos das pessoas descansadas e comece a sonhar com um sono melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *