Alongamento: Como e por que fazer?

banneralongamentoHá discussões e dúvidas comuns hoje para os treinos, em relação ao alongamento. Quando fazer? Por que fazer?

Alongamento é o termo usado para descrever os exercícios que aumentam o comprimento das estruturas constituídas de tecidos moles e, consequentemente, propiciam a flexibilidade.

Acreditava-se que o alongamento pré-atividade prevenia lesões e preparava o corpo. Porém descobriu-se que o alongamento não previne nenhum tipo de lesão, pelo contrário alguns estudos apontam que dependendo da atividade que irá fazer, o alongamento pode até possibilitar uma lesão.

Os exercícios de alongamento podem manter ou aumentar a flexibilidade, sendo assim aplicados para prevenir encurtamentos teciduais e aperfeiçoar o desempenho muscular, contribuindo para o treinamento da força e potência muscular.

O alongamento pré-atividade tem a função de aumentar a circulação sanguínea, soltar possíveis nódulos musculares. Faz com que o atleta perceba se há alguma coisa de errado em seu corpo. Também faz com que as camadas que compõem os tendões se lubrifiquem e sejam submetidas a uma força de tração e contra-tração, preparando‐os para os exercícios seguintes.

Para atividades que exija força (um teste de força máxima, por exemplo), sugerimos que os alongamentos estáticos sejam dispensados. Devemos nos atentar para qual o objetivo que se busca ao realizar o alongamento. Contudo, nota-se perda de força ou aumento da possibilidade de lesões durante o levantamento de peso máximo, quando precedido de exercícios de alongamento, e se feito, deve ser por curto período (até 30 segundos), pois se as fibras musculares relaxarem irá dificultar a contração muscular.

Entretanto, parece não existir um consenso na literatura sobre o tempo ideal de alongamento para que não ocorra a redução da força muscular. Dessa forma, podemos afirmar que depende da exigência muscular para se fazer ou não o alongamento. Tudo depende do tipo de treino que irá realizar. Por isso busque sempre a orientação de um profissional especializado e credenciado, para melhor orienta-lo.

Fonte:solarisnutrition.com.br

Summary
ALONGAMENTO: COMO E POR QUE FAZER?
Article Name
ALONGAMENTO: COMO E POR QUE FAZER?
Description
Há discussões e dúvidas comuns hoje para os treinos, em relação ao alongamento. Quando fazer? Por que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *