Alimentos termogênicos: aliados para aumentar nosso metabolismo!

termogenicos

Alguns alimentos possuem substâncias classificadas como termogênicas, que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso, determinados estímulos nesse sistema podem ajudar no processo de emagrecimento e na diminuição da obesidade.

Todos os alimentos gastam energia ao serem metabolizados, porém há alguns que se destacam por estimularem o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado. Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, incluindo o processo digestivo, e podemos usá-lo a nosso favor para emagrecer.

A cozinha brasileira se mostra com alho, cebola, cheiro-verde, louro, manjericão e muitas ervas. Então, que tal acrescentar nessa saborosa mistura alguns ingredientes termogênicos, como pimentas, gengibre e canela? Além de imprimir sabor aos alimentos, ele aceleram o metabolismo! Tais alimentos devem ser consumidos com regularidade, então, criatividade na hora do preparo ajuda muito.

Abaixo, alguns alimentos e suplementos termogênicos:

Cafeína: A cafeína pode ser encontrada no café, chá preto, chá mate, chá verde, bebidas à base de cola, guaraná e chocolate. Ela cria reações agradáveis no cérebro, age no sistema nervoso autônomo como estimulante, produzindo um estado de excitação e aumentando também a termogênese.

Canela: Ela também aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio, mineral importante para a perda de gordura.

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas: cru, como tempero de carnes, aves e peixes e também para incrementar sopas, molhos, sucos e chás, misturado a outras ervas.

Pimenta Vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rico em capsaicina, substância que favorece a lipólise (quebra de gorduras no tecido adiposo). Pode ser adicionada, como condimento, a saladas e pratos quentes. Prefira consumi-la no horário do almoço e evite sua ingestão no jantar para não comprometer a qualidade do sono.

Óleo de Coco: Rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando no processo de emagrecimento. Rico em ácido láurico, favorece a saúde cardiovascular e o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é altamente resistente ao ranço oxidativo, o que o torna um antioxidante natural.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, diminui a retenção de líquidos, facilita a comunicação entre as células do organismo e age também como anti-inflamatório. A linha Nutrify da Integralmédica possui o óleo de peixe (Ômega 3), em cápsulas, experimente.

Além dos alimentos naturalmente termogênicos, existem suplementos com essas características que podem ajudar a emagrecer e, por isso mesmo, são muito populares na indústria do emagrecimento. É necessário, no entanto, atenção na hora de escolher e consumir esses produtos. Algumas pesquisas apontam que variações de doses e combinações de ingredientes nas fórmulas industrializadas podem ocasionar efeitos colaterais cardiovasculares e de estado de humor. Alguns cuidados que devem ser observados:

Pessoas com hipertireoidismo não devem ingerir termogênicos. Por já terem o metabolismo mais acelerado, correm risco de perda de massa muscular.

Crianças, gestantes, cardiopatas, hipertensos, pessoas que sofrem de enxaqueca crônica, úlcera e alergias devem seguir estritamente a prescrição de médico(a) ou nutricionista, tendo em vista que tais produtos podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismos e taquicardia.

Mesmo em indivíduos saudáveis, se consumidos em excesso, os termogênicos podem provocar sintomas como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Procure sempre um(a) nutricionista e respeite as doses recomendadas!

Separei para vocês algumas receitas bem práticas que levam alimentos termogênicos em seu preparo. Que tal testar uma delas em sua próxima refeição?

Fonte: Integralmedica.com.br

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Alguns alimentos possuem substâncias classificadas como termogênicas, que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal.
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