Alimentos termogênicos: aliados para aumentar nosso metabolismo!

 

Alguns alimentos possuem substâncias classificadas como termogênicas, que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso, determinados estímulos nesse sistema podem ajudar no processo de emagrecimento e na diminuição da obesidade.

Todos os alimentos gastam energia ao serem metabolizados, porém há alguns que se destacam por estimularem o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado.  Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, incluindo o processo digestivo, e podemos usá-lo a nosso favor para emagrecer.

A cozinha brasileira se mostra com alho, cebola, cheiro-verde, louro, manjericão e muitas ervas. Então, que tal acrescentar nessa saborosa mistura alguns ingredientes termogênicos, como pimentas, gengibre e canela? Além de imprimir sabor aos alimentos, ele aceleram o metabolismo! Tais alimentos devem ser consumidos com regularidade, então, criatividade na hora do preparo ajuda muito.

Abaixo, alguns alimentos e suplementos termogênicos:

Cafeína: A cafeína pode ser encontrada no café, chá preto, chá mate, chá verde, bebidas à base de cola, guaraná e chocolate. Ela cria reações agradáveis no cérebro, age no sistema nervoso autônomo como estimulante, produzindo um estado de excitação e aumentando também a termogênese.

Canela: Ela também aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio, mineral importante para a perda de gordura.

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas: cru, como tempero de carnes, aves e peixes e também para incrementar sopas, molhos, sucos e chás, misturado a outras ervas.

Pimenta Vermelha:  Esse tipo específico de pimenta é rico em capsaicina, substância que favorece a lipólise (quebra de gorduras no tecido adiposo). Pode ser adicionada, como condimento, a saladas e pratos quentes. Prefira consumi-la no horário do almoço e evite sua ingestão no jantar para não comprometer a qualidade do sono.

Óleo de Coco: Rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando no processo de emagrecimento. Rico em ácido láurico,  favorece a saúde cardiovascular e o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é altamente resistente ao ranço oxidativo, o que o torna um antioxidante natural.

Ômega 3:  Aumenta o metabolismo basal, diminui a retenção de líquidos, facilita a comunicação entre as células do organismo e age também como anti-inflamatório.  A linha Nutrify da Integralmédica possui o óleo de peixe (Ômega 3),  em cápsulas, experimente.

Além dos alimentos naturalmente termogênicos, existem suplementos com essas características que podem ajudar a emagrecer e, por isso mesmo, são muito populares na indústria do emagrecimento. É necessário, no entanto, atenção na hora de escolher e consumir esses produtos. Algumas pesquisas apontam que variações de doses e combinações de ingredientes nas fórmulas industrializadas podem ocasionar efeitos colaterais cardiovasculares e de estado de humor. Alguns cuidados que devem ser observados:

•Pessoas com hipertireoidismo não devem ingerir termogênicos. Por já terem o metabolismo mais acelerado, correm risco de perda de massa muscular.

•Crianças, gestantes, cardiopatas, hipertensos, pessoas que sofrem de enxaqueca crônica, úlcera e alergias devem seguir estritamente a prescrição de médico(a) ou nutricionista, tendo em vista que tais produtos podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismos e taquicardia. 

Mesmo em indivíduos saudáveis, se consumidos em excesso, os termogênicos podem provocar sintomas como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Procure sempre um(a) nutricionista e respeite as doses recomendadas!

 

Separei para vocês algumas receitas bem práticas que levam alimentos termogênicos em seu preparo. Que tal testar uma delas em sua próxima refeição?

RECEITAS TERMOGÊNICAS 

1) Sardinha ao molho de pimenta

Ingredientes:

  • ½ kg de sardinha.
  • 1 punhado de pimenta vermelha.
  • 4 dentes de alho amassados.
  • 1 cebola picada.
  • 1 saco (ou lata) de molho de tomate.
  • Vinagre a gosto.

Modo de preparo:

Misture o alho, a cebola e a pimenta. Reserve. Numa panela de pressão, coloque o molho, a sardinha, um pouco de vinagre e o tempero reservado. Cozinhe na pressão e sirva em seguida.

 

2) Suco emagrecedor 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de lascas de gengibre.
  • 1 ou 2 folhas de couve, previamente higienizadas.
  • 2 medidas de Collagen Powder Integralmédica.
  • ½ copo de água de coco.
  • 1 maçã com casca.
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Basta misturar todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir em seguida.

Fonte:integralmédica.com.br

Comprar Collagen Powder Integralmédica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *