A Importância da vitamina D

vitamina-d

A Importância da vitamina D
Atualmente existe uma epidemia mundial de múltipla deficiência de vitamina D que são responsável por diversas doenças tais como: hipertensão atrial ,doenças cardíacas, diabetes melito tipo 2 (DMT2), obesidade,câncer, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes.

A deficiência de vitamina D é responsável pela morte de quase 1,8 milhão de pessoas por ano em todo o mundo.Mais por anos as industrias e a mídia camuflam uma prevenção simples que poderia diminuir em 90% das mortes causadas por doenças ligadas a deficiência da vitamina D. Mais antes de falarmos sobre as prevenções primeiro vamos entender resumidamente o que é a vitamina D e como ela funciona em nosso corpo.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano.
As duas formas principais são a vitamina D 2 (ou ergocalciferol) e a vitamina D 3 (ou colecalciferol).
A vitamina D foi denominada desta forma em 1922, pois naquela época acreditava-se que ela só poderia ser obtida por intermédio da alimentação. Ela foi batizada de D por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B, C.
A partir da década de 1970 os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio e não uma vitamina.
A vitamina D pode ser obtido após exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância, ou por meio da alimentação ou suplementação.
A principal função da vitamina D no organismo é a absorção de cálcio pelo organismo, que é determinante para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes. Ela é uma vitamina que atua no sistema imunológico protegendo órgãos como coração e o cérebro.
A vitamina D é importante para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.
Segundo diversos estudos realizados recentemente, entre eles um da Universidade do Wisconsin, Estados Unidos, e outro da Universidade de Toronto, Canadá, a orientação para pessoas com mais de 50 quilos é consumir entre 5.000 e 10.000 unidades de vitamina D. O mesmo vale para as gestantes e lactantes.
No caso das crianças a orientação é ingerir até 1.000 unidades de vitamina D para cada 5 quilos de peso. Então, uma criança que pesa 30 quilos, por exemplo, pode ingerir até 6.000 unidades de vitamina D.
Agora que sabemos resumidamente como a vitamina D funciona em nosso corpo vamos ás prevenções!

Prevenções
Muitas empresas através das mídias por interesse próprias sensacionalistas o Sol como um vilão que não podemos sair de nossas casas sem antes usar um protetor solar, sendo o sol uma prevenção natural e de graça contra essa epidemia de deficiência de vitamina D.
O Sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.
O índice de doenças relacionadas à falta de vitamina D em países tropica são menores, mais isso vem se diminuindo nos tempos atuais! Infelizmente, cerca de 80% das pessoas que vivem em um ambiente urbano, devido às pessoas passarem grandes períodos de tempo em locais fechados e não se expondo ao Sol.
A principal fonte de vitamina D é o Sol e alguns alimentos! Mais os alimentos tendem a ser insuficientes para prover as quantidades mínimas diárias que o corpo precisa. Estudos reforçam 30 minutos do sol da manhã, entre 09 e 10 horas, ou tarde, após as 16 horas, sem protetor solar, seriam suficientes para manter níveis ideais de vitamina D, produzindo 10.000 UI por dia.
Muita pessoa devida às múltiplas atividades diárias rotineiras não tem tempo de se expor ao Sol para fazer uma prevenção diária, e através da alimentação não consegue suprir as necessidades diárias de vitamina D q o corpo precisa.
O que fazer nesse caso? Nesse caso indicamos uma suplementação de vitamina D para complementar sua alimentação para assim atingir as necessidades diárias de vitamina D que o seu corpo precisa! E com isso a deficiência de vitamina D é revertida, lembrando que esta alternativa é válida somente após a orientação médica ou de um nutricionista esportivo ou de outro especialista na área!

Uso de suplemento de vitamina D
Os suplementos de vitamina D podem ser utilizados em casos de constatação de carência da substância ou no tratamento de algumas doenças. A falta do nutriente é constatada após exame de sangue.
É importante ressaltar que os suplementos só podem ser tomados após a orientação médica para o consumo dessas doses extras. Em alguns tratamentos são orientadas superdoses de vitamina D, ou seja, uma quantidade além do que é normalmente orientado. Nesses casos o consumo sempre é feito com orientação médica e é preciso observar o quanto de cálcio e líquidos a pessoa irá ingerir, sendo que o consumo do mineral pode precisar ser reduzido e o de líquidos aumentado.
Idosos e os suplementos: Pessoas mais velhas produzem menos vitamina D em resposta à exposição ao sol por questões metabólicas relacionadas à idade. A quantidade da substância produzida em uma pessoa de 70 anos é, em média, um quarto da que é sintetizada por um jovem de 20 anos. Por isso, é interessante que os idosos conversem com seus médicos sobre a possibilidade de consumir suplementos de vitamina D.

Riscos do consumo em excesso de vitamina D
É importante destacar que o excesso de vitamina D só ocorre por meio da suplementação. Isto porque os alimentos não contam com quantidades grandes da substância e a obtenção dela por meio dos raios solares é regulada pela pele, que cessa a produção da vitamina quando atinge os valores necessários.
Porém, o excesso por meio dos suplementos sem a orientação médica pode ser muito perigoso. Há o risco de ocorrer à elevação da concentração de cálcio no sangue e isso pode provocar a calcificação de vários tecidos, sendo que os mais afetados são os rins, que podem chegar a perder sua função.

Suplementos com Vitamina D:

Cálcio de Ostra e Vitamina D - 90 Tabletes - NutriSenior

Summary
A Importância da vitamina D
Article Name
A Importância da vitamina D
Description
A vitamina D é importante para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.
Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *